Descubra como o corpo funciona no inverno

O inverno é uma estação maravilhosa, mas é preciso se adaptar a ele. Saiba como o frio promove uma revolução no seu corpo!

None
FOTO: Shutterstock.com

por Redação Alto Astral
Publicado em 25/08/2016 às 11:10
Atualizado às 12:03

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

O inverno é uma estação maravilhosa, mas é preciso se adaptar a ele. Saiba como o frio promove uma revolução no seu corpo:
Descubra como o corpo funciona no inverno

Respirando

Para o ar não chegar frio aos pulmões, nosso nariz possui uma membrana úmida que, graças a circulação do sangue quentinho, o aquece. No inverno, é preciso mais sangue para aquecer essa região, por isso o nariz fica vermelho.

Treme-treme

Trememos de frio porque o cérebro manda uma ordem para que os vasos sanguíneos se contraiam, encolhendo os músculos. Isso acontece quando a temperatura do corpo fica abaixo dos 36º normais. A tremedeira ajuda o corpo a ficar mais quente.

Descubra como o corpo funciona no inverno

Chaminé

Aquela fumacinha que se forma quando a gente fala ou respira acontece porque o ar que soltamos é quente e úmido. Em contato com a temperatura externa, ele esfria, transformando as partículas de água em fumaça.

Hidratar é preciso

A pele resseca mais fácil e os lábios podem ficar rachados. Isso porque as glândulas que produzem a gordura que protege a pele não trabalham tanto quanto no verão e o vento do inverno é mais seco. Creme hidratante e protetor labial são indispensáveis.

Agasalho

Quando está frio, a circulação de sangue nas extremidades do corpo é menor, deixando mãos, pés e orelhas mais gelados. Por isso é importante usar gorros, luvas e sapatos bem fechados. Os casacos, agasalhos e cobertores na verdade não esquentam, mas fazem com que o corpo não deixe o calor escapar.

Texto: Gustavo Cândido Revisão: Carolina Guidio Cachoni

Veja também
5 dicas para deixar sua casa mais quentinha no inverno
Aproveite as férias de inverno em Portillo
Saiba como cuidar das plantas no inverno

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Ao assinar nossa newsletter, você concorda com os termos de uso do site.