O inverno é uma estação maravilhosa, mas é preciso se adaptar a ele. Saiba como o frio promove uma revolução no seu corpo!
por Redação Alto Astral
Publicado em 25/08/2016 às 11:10
Atualizado às 12:03
O inverno é uma estação maravilhosa, mas é preciso se adaptar a ele. Saiba como o frio promove uma revolução no seu corpo:
Para o ar não chegar frio aos pulmões, nosso nariz possui uma membrana úmida que, graças a circulação do sangue quentinho, o aquece. No inverno, é preciso mais sangue para aquecer essa região, por isso o nariz fica vermelho.
Trememos de frio porque o cérebro manda uma ordem para que os vasos sanguíneos se contraiam, encolhendo os músculos. Isso acontece quando a temperatura do corpo fica abaixo dos 36º normais. A tremedeira ajuda o corpo a ficar mais quente.
Aquela fumacinha que se forma quando a gente fala ou respira acontece porque o ar que soltamos é quente e úmido. Em contato com a temperatura externa, ele esfria, transformando as partículas de água em fumaça.
A pele resseca mais fácil e os lábios podem ficar rachados. Isso porque as glândulas que produzem a gordura que protege a pele não trabalham tanto quanto no verão e o vento do inverno é mais seco. Creme hidratante e protetor labial são indispensáveis.
Quando está frio, a circulação de sangue nas extremidades do corpo é menor, deixando mãos, pés e orelhas mais gelados. Por isso é importante usar gorros, luvas e sapatos bem fechados. Os casacos, agasalhos e cobertores na verdade não esquentam, mas fazem com que o corpo não deixe o calor escapar.
Texto: Gustavo Cândido Revisão: Carolina Guidio Cachoni
Veja também
5 dicas para deixar sua casa mais quentinha no inverno
Aproveite as férias de inverno em Portillo
Saiba como cuidar das plantas no inverno
ASSINE NOSSA NEWSLETTER
Ao assinar nossa newsletter, você concorda com os termos de uso do site.