Connect with us

O que você está procurando?

Saiba o que é o descolamento de placenta, problema que a apresentadora Eliana está enfrentando durante a gravidez do seu segundo filho!
- Eliana está enfrentando um descolamento de placenta durante a gravidez da filha | FOTO: Agnews

Descolamento de placenta: o que é e quais são os sintomas?

Saiba o que é o descolamento de placenta, problema que a apresentadora Eliana está enfrentando durante a gravidez do seu segundo filho!

Eliana assustou seus fãs ao revelar que estava entrando em repouso absoluto devido a um descolamento de placenta. A apresentadora, que está grávida de cinco meses, precisou se afastar de seu programa e de todas as atividades para evitar um prato muito pré-maturo. Afinal, você sabe o que é esse problema? Veja as principais informações sobre prevenção e tratamento aqui.

O que é?

De acordo com Ministério da Saúde, “o descolamento de placenta (DPP) é definido como a separação da placenta da parede uterina antes do parto. Essa separação pode ser parcial ou total e é classificada em três graus, levando em conta os achados clínicos e laboratoriais, de acordo com classificação de Sher”. O DPP ocorre em aproximadamente 1 a 2% das gestações. Segundo o órgão, é uma das piores complicações obstétricas, com maior incidência de hemorragia, anemia e até morte materna. Podem ocorrer ainda complicações perinatais, como prematuridade, restrição de crescimento fetal, baixo peso ao nascer, sofrimento fetal, além de ser a principal causa de óbito ao nascer.

Principais causas do descolamento de placenta

Hipertensão (gestacional ou preexistente) – responsável por 50% dos casos; ruptura prematura de membranas ovulares; cesariana prévia; tabagismo; idade materna avançada; uso de drogas (álcool, cocaína e crack); trauma (automobilístico, trauma abdominal direto); DPP em gestação anterior; etc.

Sintomas mais comuns

Dor abdominal; persistência da dor entre as contrações no trabalho de parto; sangramento genital de quantidade variável; história de hipertensão; etc.

apresentadora Eliana com a mão na barriga

No caso de Eliana, foi indicado repouso absoluto até o bebê nascer | FOTO: Reprodução

Diagnóstico

O primeiro passo deve ser a aferição de sinais vitais da gestante, como pressão e batimentos cardíacos. No exame obstétrico, deve-se realizar a palpação uterina observando a apresentação fetal e se o tônus uterino está aumentado. Fazer medida de altura uterina e ausculta dos batimentos cardíacos fetais (monitoração fetal contínua). “A ultrassonografia pode ser realizada em casos onde há estabilidade da saúde materna e vitalidade fetal  preservada, e quando há dúvida sobre a localização placentária, e apresentação fetal, assim como para estimativa de peso do feto”, informa o Ministério da Saúde. Também é possível que o médico solicite exames laboratoriais como hemograma e coagulograma.

Tratamento

Varia de acordo com o grau de DPP e com as características de cada gestação. Ao menor sinal de alteração na gravidez, procure seu médico ou um pronto-socorro. Em caso de diagnóstico positivo, é possível que haja internação para controle de oxigenação, pressão arterial, frequência cardíaca e sangramento. Se o descolamento acontecer a partir de 34 semanas, geralmente é recomendado antecipar o parto. Em gestações de menor tempo, poderão ser prescritos medicamentos para diminuir a contração do útero bem como repouso absoluto ou parcial, dependendo de cada caso.

LEIA TAMBÉM:

Advertisement

Estilo de vida

Entenda o Desafio da Baleia Azul e confira as dicas de uma especialista para tratar a situação sem prejudicar a privacidade e a segurança dos filhos

Estilo de vida

O ciúme é um sentimento que cega e leva pessoas a terem reações agressivas. Entenda como lidar com essa situação quando uma criança está envolvida nisso

Estilo de vida

Doenças no ambiente de trabalho estão ficando cada vez mais comuns por conta do estresse na rotina profissional. Veja quais são elas e saiba como evitar!

Estilo de vida

Conheça sete alimentos que queimam gordura, inclua no cardápio hoje mesmo e conquiste o corpo que você sonhou sem esforço!

Estilo de vida

Seu cachorro precisa aprender a se comportar? Quer adestrar um cão em casa? Confira mitos e verdades sobre como adestrar cachorros e ajude seu pet!

Estilo de vida

Cris Guerra ficou famosa ao escrever o livro Para Francisco e hoje é um exemplo de mãe guerreira. Saiba mais sobre essa história emocionante!

Estilo de vida

Conheça os pontos positivos e os riscos da gestação em cada idade da mulher. Os especialistas tiram todas as dúvidas e esclarecem as principais questões

Moda & Beleza

Que tal um penteado para inovar no visual? Aprenda o passo a passo dessa trança diferente: opção prática e fácil de fazer!