ESTILO DE VIDA

Trabalhar demais pode atrapalhar o descanso e causar estresse

O trabalho é uma forma de ganhar a vida e realizar sonhos. Porém, trabalhar demais pode causar prejuízos à saúde física e mental!

None
O estresse também atrapalha a produtividade | Foto: Shutterstock

por Redação Alto Astral
Publicado em 27/07/2017 às 12:00
Atualizado às 13:22

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Mesmo ao final do expediente, muitas pessoas não conseguem se desconectar do trabalho e acabam não aproveitando o tempo com a família e amigos. Segundo os especialistas em desenvolvimento pessoal Antonio Prates e Taty Nascimento, trabalhar demais e descansar pouco é um problema que acontece por falta de planejamento. “É importante que você reserve um tempo na sua semana para planejar as suas tarefas profissionais e pessoais”, aconselham. Veja outras formas de fazer o trabalho render sem atrapalhar os momentos de descanso e lazer.

Trabalhar demais atrapalha a produtividade

“Estar focada e totalmente presente no que está fazendo é extremamente importante para aumentar a produtividade e ficar tranquila quanto às atividades a fazer”, orienta Antonio. Negociar prazos é outro fator que ajuda a organizar melhor a rotina de trabalho: “negocie o prazo de entrega de acordo com o seu tempo disponível, para fazer com calma, sem atropelar as tarefas e precisar fazer as coisas fora do horário estipulado”, explica o especialista.

Mantenha a energia

Para os especialistas, manter o nível de energia ao longo do dia é muito importante. “Ao conseguir manter a energia, é possível viver de forma mais leve e ter mais clareza para resolver situações desafiadoras”, declara Taty. Ela explica que existem algumas práticas simples que ajudam a manter a energia, como dormir bem e se alimentar de maneira saudável. “Hábitos simples irão deixar o corpo preparado para realizar as atividades ao longo do dia”, ressalta.

Tenha atividades prazerosas

“Aprender a tocar um novo instrumento, fazer uma atividade física ou se inscrever em um curso de algum tema que goste muito, por exemplo, são atividades ótimas para relaxar e descontrair, mas ao mesmo tempo colocar o cérebro pra funcionar”, destacam. Além disso, Antonio conta que essas atividades, além de diminuir a pressão do dia a dia, também contribuem para a melhora da saúde.

LEIA TAMBÉM: