Connect with us

O que você está procurando?

Ansiedade, fobia, estresse pós-traumático, medo, angústia... Desajustes emocionais podem contribuir para o fracasso da dieta. Aprenda a lidar com eles!
- Foto: Reprodução/Pixabay

Aprenda a combater os desajustes emocionais que sabotam sua dieta

Ansiedade, fobia, estresse pós-traumático, medo, angústia... Desajustes emocionais podem contribuir para o fracasso da dieta. Aprenda a lidar com eles!

Durante o emagrecimento, é normal que desajustes emocionais, principalmente a ansiedade, atrapalhem na conquista de seu objetivo, afinal seu corpo é o reflexo da sua mente. Segundo a psicóloga Carla Vieira, a ansiedade tem essa influência negativa porque “aumenta a compulsão por alimentos prazerosos que elevam os níveis de dopamina e serotonina, ambos hormônios que geram prazer e acalmam as pessoas”. Essa inquietude pode aparecer de diversas formas, como no pânico, na fobia social e no estresse pós-traumático.

bolo chocolate comer desajustes emocionais

Muitas vezes, aquela vontade incontrolável de comer um bolo de chocolate não passa de um impulso em busca de prazer para compensar uma sensação negativa e desajustes emocionais (Foto: Reprodução/Pixabay)

Reconhecendo a fome

Sentimentos como angústia, medo e tristeza são comuns e chegam a ser saudáveis caso apareçam com pouca frequência. Isso porque nos impedem de tomar decisões impulsivas e nos preparam para a luta diante de uma situação perigosa.

Porém, é preciso reconhecer quando são excessivos. Carla Vieira dá o exemplo da alimentação. O normal seria se o desejo de comer fosse eventual. “O problema é quando se torna frequente, gerando compulsão pelos alimentos e ocasionando a obesidade. Tudo isso pode desencadear diabetes, pressão alta e problemas cardiorrespiratórios, além de depressão e baixa auto-estima”, explica.

LEIA TAMBÉM

Texto: Redação Alto Astral | Edição: Érika Alfaro/Colaboradora | Consultoria: Carla Vieira, psicóloga

Advertisement

Estilo de vida

Histeroscopia é um exames que visa valiar patologias da camada interna do útero (endométrio). Confira quando ele deve ser feito e quando!

Estilo de vida

Não é uma questão de emagrecer, nem mesmo se limita a quem tem problemas de saúde. Reeducar a alimentação está muito além da dieta. Saiba mais!

Estilo de vida

É preciso proteger a pele dos efeitos do sol, com o protetor solar, mas sem deixar de lado os cuidados com a pele e com as alergias a picadas de insetos.

Estilo de vida

Ciclismo e natação são esportes que oferecem muito benefícios para o corpo, ajudam a emagrecer e ainda contribuem para a saúde da mente!

Estilo de vida

Dietas milagrosas e restritivas devem ser evitadas para que os hábitos mudem e você reeduque sua alimentação. Confira dicas profissionais!

Estilo de vida

Um indivíduo que sofre com um transtorno alimentar possui tratamentos à disposição. Saiba o que pode ajudar e quais caminhos seguir.

Estilo de vida

Na busca eterna pelo corpo perfeito, muitas pessoas desenvolvem transtornos alimentares. Conheça os sinais e os tipos existentes!

Receitas

O liquidificador é uma mão na roda para quem não tem muito tempo. Que tal uma torta de arroz e legumes para a próxima refeição? A receita é superfácil!