Connect with us

O que você está procurando?

Alto Astral
Muito estudada e presente nos dias atuais, a depressão é uma doença cheia de mitos e verdade. Confira alguns deles a seguir!
- Foto: iStock.com/Getty Images

Depressão: confira mitos e verdades sobre a doença

Muito estudada e presente nos dias atuais, a depressão é uma doença cheia de mitos e verdade. Confira alguns deles a seguir!

[PAGE TITLE]

A depressão é considerada a doença do século 21 e é descrita como um transtorno psíquico, o qual apresenta sinais caraterísticos. “O sintoma central da depressão é o humor triste e da angústia, sendo que o choro costuma ser fácil e frequente”, explica a psicóloga Marcella Mantovani Pazini. Entretanto, também é preciso ficar atento a outros sinais, como: visão pessimista, baixa autoestima, sentimento de incapacidade, irritabilidade, falta de concentração, insônia ou sonolência excessiva e falta de apetite.

 

mulher triste sentada na cama

Foto: iStock.com/Getty Images

Atualmente, as pessoas são mais deprimidas que no passado

Verdade. Estudos epidemiológicos indicam que a incidência de depressão vem aumentando ao longo do tempo. Além disso, atualmente as pessoas têm mais acesso à informação do que no passado, o que pode estimular a busca de ajuda especializada e facilitar um diagnóstico.

Tristeza extrema e depressão são a mesma coisa

Mito. A tristeza é uma resposta humana comum às situações de perda, derrota e outras adversidades. Já a depressão, como síndrome ou doença, é caracterizada não apenas por alterações do humor, mas também por uma gama de outros aspectos, incluindo alterações cognitivas (dificuldades de concentração e memorização), psicomotoras (sensação de lentidão) e nos ritmos biológicos (sono e apetite).

Alguns casos de depressão estão diretamente ligados à insatisfação

Verdade. Existe uma relação íntima entre as condições de trabalho, o reconhecimento social que ele tem e os sintomas depressivos. Dessa forma, o trabalho, assim como os relacionamentos, podem ser fatores de risco para o desenvolvimento da doença em pessoas suscetíveis.

 

mulher deitada na cama

Foto: iStock.com/Getty Images

 

Pessoas mais sensíveis ou “mimadas” tendem a sofrer com o mal

Mito. Sabe-se que a depressão não tem uma causa única, mas ocorre pela interação de fatores genéticos com fatores ambientais. No caso de pessoas muito sensíveis, pode ser mais difícil o enfrentamento de situações que causam estresse emocional (desentendimentos, disputas, perdas, etc.) que, portanto, deixam-nas mais propensas ao mal. No entanto, essa característica, de forma isolada, é insuficiente para levar a um quadro depressivo.

A depressão é 100% curável

Verdade. A gravidade do transtorno depressivo varia de uma pessoa para outra. Algumas têm um único episódio de depressão na vida e se recuperam totalmente com o tratamento. Já outras podem ter mais de um episódio depressivo (o que é chamado de Transtorno Depressivo Recorrente). No entanto, mesmo esses últimos conseguem retornar ao funcionamento normal, embora precisem de acompanhamento médico de longo prazo.

 

Leia também: 

 

Só os mais velhos sofrem de depressão

Mito. A depressão pode atingir indivíduos em qualquer idade ou fase da vida, de forma que mesmo crianças e adolescentes podem vir a tê-la

Alimentação balanceada, atividade física e vínculos de amizade ajudam a prevenir depressão

Verdade. Um estilo de vida saudável, que inclua atividade física regular e alimentação adequada, bem como a presença de vínculos afetivos, são considerados fatores protetores contra a doença. Além de ajudarem na recuperação de quem já sofre com o problema, esses hábitos diminuem as chances de recaída.

Consultoria Marcella Mantovani Pazini, psicóloga

Advertisement
Advertisement

Mais notícias interessantes como essa

Estilo de vida

Uma pesquisa de uma universidade americana apontou que os cães identificam o câncer antes do surgimento de tumores nos seus donos

Estilo de vida

Os bichinhos de estimação também podem ter diabetes e muitas pessoas desconhecem esse fato. Confira mais sobre o assunto!

Estilo de vida

O transtorno da depressão, além de afetar o funcionamento do organismo, permeia a cabeça do paciente com pensamentos de culpa e desesperança

Estilo de vida

Ter filhos ou não deve se uma decisão do casal e não unilateral. Os dois devem ter consciência do prós e contras. Veja o que os psicólogos dizem sobre isso!

Estilo de vida

A prática de exercícios físicos ajuda na produção de hormônios relacionados ao bem-estar. Atividades aeróbicas moderadas são as mais indicadas

Estilo de vida

A boca é um passaporte para todo o resto do corpo. Por isso, mantê-la bem cuidada e saudável evita uma série de complicações! Confira algumas dicas

Estilo de vida

Fatores genéticos e ambientais estão presentes na maioria dos casos, mas desequilíbrio químico também pode desencadear o transtorno de depressão

Estilo de vida

Alguns truques são capazes de distrair o bebê e ajudá-lo a esquecer o incômodo que o faz chorar. Conheça 3 maneiras de garantir bem-estar aos pequenos.