Depressão pode ser combatida com alimentos naturais

A depressão é uma doença que atinge inúmeras pessoas pelo mundo e pode causar complicações graves. Contudo, é possível combatê-la com alimentos.

None
Foto Shutterstock Images

por Redação Alto Astral
Publicado em 25/07/2016 às 18:38
Atualizado às 21:02

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Apostar em alimentos saudáveis pode combater a depressão. “O cérebro produz certos neurotransmissores que são relacionados ao humor, como a serotonina, a dopamina e a noradrenalina. Dopamina e noradrenalina proporcionam disposição. Já a serotonina tem influência no estado de ânimo, na sensação de bem-estar e no humor das pessoas”, explica a nutricionista Thaíz Maia.

Alimentos como salmão e tomate combatem a depressão

FOTO: iStock.com/Getty Images

Alimentos contra a depressão

Alface: contém lactucina e lactupicrina, substâncias que acalmam e aliviam a insônia e a irritação. Além de outros nutrientes como potássio, fosfato e vitamina K que, em falta no organismo, causam depressão, confusão mental e cansaço.

 Salmão: é fonte de ômega-3, zinco e selênio, que agem no cérebro, diminuindo o cansaço e a ansiedade.

Abacate: deve fazer parte do cardápio para espantar de vez a ansiedade. Isso porque apresenta nutrientes que controlam os níveis de cortisol, um hormônio ligado à irritação e ao nervosismo.

SAIBA MAIS:

Animais podem ficar depressivos quando outro morre

Yoga controla ansiedade e protege o coração

Conheça 60 dicas para vencer o estresse

Espinafre: é fonte de potássio, ácido fólico, magnésio, fosfato e vitaminas A, C e do complexo B, sendo eficaz no combate à depressão e garantindo o bom funcionamento do sistema nervoso.

Tomate: contém diversos sais minerais como ferro, fósforo e manganês, além de vitaminas A, C e do complexo B, que agem como antidepressivos.

Limão: assim como a laranja, o limão possui vitamina C, que ajuda a diminuir a secreção de cortisol e, assim, auxilia no bem-estar.

Texto Juliana Mesquita/Colaboradora e Larissa Tomazini

Consultoria Thaíz Maia, nutricionista

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Ao assinar nossa newsletter, você concorda com os termos de uso do site.