ESTILO DE VIDA

Depilação: saiba vantagens e desvantagens de 4 métodos

Os métodos de depilação variam, e para saber qual é o ideal para você, é necessário conhecer as vantagens e desvantagens de cada um. Confira!

None
Foto Shutterstock.com

por Redação Alto Astral
Publicado em 06/10/2016 às 18:48
Atualizado às 20:55

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Os métodos de depilação vão desde a lâmina até o laser, e cada um deles oferece um tipo de remoção. Para saber qual é o ideal para você, é necessário conhecer as vantagens e desvantagens de cada um. Confira!

Mulher, depiladora, depilação, pernas, spa, velas, flores

Foto Shutterstock.com

Cera depilatória quente ou fria

Entre os métodos mais usados, a cera pode ser colocada em primeiro lugar. Seja fria em rollon ou quente, a cera arranca o pelo pela raiz. Na cera quente a temperatura elevada do produto garante a abertura dos poros, facilitando a retirada dos pelos, indicado para zonas sensíveis como axilas e virilhas. A cera fria é indicada para grandes áreas como as pernas. A depilação dura até 3 semanas.
Vantagens: a cera é o processo mais equilibrado, não só do ponto de vista do custo, como também do tempo que os pêlos demoram a crescer.
Desvantagens: os pelos não podem estar muito pequenos senão a cera não produzirá os efeitos desejados. Ainda há o contratempo de poderem surgir alguns pelos encravados se a cera não for aplicada eficazmente.

Depiladora elétrica

Permite a remoção dos pelos desde a raiz e é indicado para as pernas.
Vantagens: método prático e barato.
Desvantagens: pode provocar pelos encravados e é mais dolorosa.

Lâmina

Método indicado para situações de emergência, já que os pelos voltam a crescer passados dois ou três dias. Mas é verdade que a lâmina faz os pelos ficarem mais grossos? Segundo Rita Rebelo, especialista em depilação a luz pulsada, “na realidade, é uma ilusão de óptica: quando o pelo é arrancado pela raiz a ponta do mesmo nasce mais fina, parecendo mais claro e menos grosso”.
Vantagens: método rápido, os pelos podem estar muito pequenos.
Desvantagens: pode provocar irritação e cortes. Deve ser feita todos os dias ou de dois em dois dias.

Leia também:

Laser

Esse tipo de depilação tem como princípio a destruição do pelo através da luz emitida por um equipamento. Essa luz é captada pela melanina do pelo, eliminando o folículo piloso.
Vantagens: eliminação dos pelos por um período de tempo maior. Quem sofre com os pelos encravados pode encontrar na depilação a laser a solução para os seus problemas.
Desvantagens: a primeira desvantagem é o preço alto. É necessário evitar o sol na zona depilada 1 semana antes e 1 semana depois do procedimento.