Drenagem linfática: aprenda o passo a passo para fazer em casa!

A drenagem linfática é indicada em casos de retenção de líquidos e celulite, mas qualquer pessoa pode fazer. Que tal tentar em casa? Veja o passo a passo!

None
Foto Shutterstock.com

por Redação Alto Astral
Publicado em 11/10/2016 às 19:34
Atualizado às 20:55

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

A drenagem linfática combate inchaços e melhora o aspecto da pele. “É indicada para pessoas com retenção de líquido, gestantes, após cirurgias e para amenizar celulite”, afirma a fisioterapeuta Renata Vasconcelos. Mas qualquer pessoa pode se submeter à drenagem, que ainda funciona como massagem relaxante e pode trazer benefícios à saúde. Quem não pode ir às sessões pode fazer em casa. Aprenda e fique lisinha!

mulher deitada na maca de massagem

Foto Shutterstock.com

Manual ou elétrica?

A drenagem pode ser realizada manualmente ou com a utilização de aparelhos, que exercem contínuas pressões sobre a pele e dão choques suaves, que estimulam a circulação da linfa. “Tanto a drenagem manual quanto a feita com aparelhos funcionam, porém, na manual, é possível dosar a intensidade dos movimentos e bombear mais efetivamente os gânglios. Em algumas áreas do corpo, o aparelho não consegue trabalhar”, conta a fisioterapeuta.

Passo a passo

Separe 2 ou 3 dias da semana para realizar a massagem, de preferência após o banho. Cremes redutores de gordura ou anticelulite facilitam o deslizamento das mãos e potencializam o efeito da drenagem. Você pode realizar o procedimento sozinha, basta seguir as indicações. Repita os movimentos de 5 a 10 vezes.

1 – Apoie uma das pernas em um banquinho. A partir do tornozelo, envolva a perna com os dedos polegares e indicadores. Faça uma leve pressão e, devagar, deslize as mãos até os joelhos. Dos joelhos, leve as mãos até a virilha. Você também pode fazer os movimentos deitada, com uma das pernas elevada.

mulher fazendo drenagem

Imagem Editora Alto Astral

2 – Com um desentupidor de pia pequeno (ou com as próprias mãos), pressione com cuidado a região da virilha e o abdômen, entre o peito e o umbigo.

mulher fazendo drenagem

Imagem Editora Alto Astral

3 – Deslize lentamente os dedos da dobra do bumbum até acima do quadril.

mulher fazendo drenagem

Imagem Editora Alto Astral

4 – Coloque as mãos na cintura e deslize-as para baixo e para o centro, até a virilha.

mulher fazendo drenagem

Imagem Editora Alto Astral

Consultoria Renata Vasconcelos, fisioterapeuta

Leia também: