Dança: em ritmo com a saúde

A dança mais do que um hobby, é um exercício físico e uma terapia para o corpo e mente. Conheça seus benefícios e a inclua na sua rotina!

- Foto Istock.com/getty images

Muito mais que uma arte e um esporte, a dança é uma terapia para corpo e mente. Descubra 6 razões para colocar seu corpo em movimento!

 

mulheres dançando

Foto Istock.com/getty images

 

1 – Corpo em forma

Ao dançar você exercita várias parte do corpo, o que ajuda a tonificá-lo e eliminar gordura. Dependendo do ritmo e da intensidade é possível perder até 400 calorias em uma hora. Além disso, a sua disposição para enfrentar as tarefas do dia a dia irá triplicar. Ainda, segundo a professora de dança Carmen Barbosa, dançar previne e combate varizes e derrames por aumentar a circulação.

2 – Energia para a mente

O seu cérebro sai beneficiado, por causa dos estímulos que irá receber, por exemplo, ao ter que decorar as coreografias você trabalhará a memória. Dançar regularmente (pelo menos 1 hora por dia, 5 dias por semana) é um excelente exercício mental que, a longo prazo, permite que a mente se mantenha aberta, jovem e alerta. E para quem têm insônia, essa é uma dica para colocar aquela soneca em dia e a ansiedade então? Você vai mante-la sob controle, pois o stress interior é eliminado na dança.

 

casais de idosos dançando

Foto Istock.com/getty images

 

3 – Mais feliz!

“Dançar aumenta os níveis de endorfina, o hormônio da felicidade. Fora isso, colabora para a autodisciplina e autoconfiança”, conta Carmen. E se você tem vergonha de dançar, um ponto importante: você não precisa saber, basta sentir a música e deixar seu corpo responder!

4 – Corpo mais forte

A dança ajuda a manter os ossos mais fortes, por isso é recomendada para combater a osteoporose. Ela fortalece também músculos e articulações que vão perdendo as suas capacidades com o passar do tempo.

Leia também: 

 

5 – Longevidade

Dançar com frequência retarda o processo de envelhecimento, permitindo manter o seu corpo e alma jovens. A dança é benéfica para o sistema cardiovascular já que mexe com a frequência cardíaca e aumenta a capacidade pulmonar, devido ao esforço respiratório.

6 – Sangue mais puro!

Esse exercício ajuda a controlar os lipídeos, aumentando os valores do colesterol bom e baixando o mau, sendo fantástico para combater problemas de colesterol que podem conduzir, entre outros, a acidentes vasculares cerebrais (AVC). A dança ajuda também a controlar os níveis de açúcar no sangue, sendo um exercício ótimo para diabéticos.

Consultoria Carmen Barbosa, professora de dança

 

Notícias

Após dois anos de espera, os desfiles de Carnaval finalmente voltam à Avenida; saiba tudo sobre blocos, desfiles e escolas de samba em 2022

Entretenimento

Com seus conteúdos sobre cinema, esses críticos e influenciadores vão te trazer muitas informações e diversão, viu?

Saúde

Especialista lista uma série de atitudes que você pode tomar para diminuir o colesterol; confira (COM VÍDEO)

Saúde

Já ouviu falar que "corpo de verão se constrói no inverno"? Especialista explica porque o projeto de emagrecimento deve começar com antecedência