ESTILO DE VIDA

Sites oferecem cursos para quem quer organizar as finanças: saiba mais!

Se você prentende organizar melhor suas finanças, dê uma olhada nos cursos gratuitos que separamos para ajudar nesta tarefa.

None
FOTO: iStock/Getty Images

por Redação Alto Astral
Publicado em 16/12/2016 às 08:31
Atualizado às 16:10

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Equilibrar finanças, organizando os gastos necessários com os supérfluos e ainda conseguir guardar um dinheirinho no fim do mês não é uma tarefa tão simples como parece. A prova são os milhares de brasileiros que recorrem aos empréstimos ou que ficam com o nome sujo na praça por gastar mais do que ganham e do que deveriam. Mas calma, se você prentende organizar melhor suas finanças, dê uma olhada nos cursos que separamos para ajudar nesta tarefa. São todos gratuitos e foram elaborados pelo doutor em finanças Fábio Gallo Garcia, da Faculdade Getúlio Vargas (FGV), uma das mais bem conceituadas do País.

dinheiro, caneta, calculadora, finanças

FOTO: iStock/Getty Images

Como gastar conscientemente

Site: http://www5.fgv.br/fgvonline/Cursos/Gratuitos

Carga horária: 8 horas.

Como funciona: Os tipos de crédito disponíveis, seus prós e contras, como sair do endividamento, como fazer bom uso do cartão de crédito, os benefícios da compra à vista e a crédito e como viver com os próprios recursos são alguns dos tópicos abordados durante o curso. O principal objetivo é ensinar ao aluno os benefícios do gasto consciente e técnicas para sua prática. Para participar, basta acessar o site. O cadastro só é requerido para alunos que desejam obter certificado ao final dos módulos. O curso é gratuito.

Como fazer investimentos – Básico

Site: http://www5.fgv.br/fgvonline/Cursos/Gratuitos

Carga horária: 12 horas.

Como funciona: É gratuito e, para participar, não é necessário se inscrever no site. Contudo, o aluno que desejar obter certificado deverá participar desta etapa. O curso é dividido em três módulos: o primeiro aborda conceitos básicos de investimento e sua importância; o segundo trata de questões fundamentais de investimentos e ensina a lidar com os possíveis riscos e retornos; já o terceiro módulo apresenta os principais recursos disponíveis para aplicação financeira, apontando suas características, prós e contras.

Como organizar o orçamento familiar

Site: http://www5.fgv.br/fgvonline/Cursos/Gratuitos

Carga horária: 12 horas.

Como funciona: Dividido em três tópicos, o curso tem como principal objetivo tornar o aluno capaz de planejar a vida financeira e de organizar o orçamento familiar. Assuntos como a importância do planejamento financeiro, análise do orçamento familiar, dicas, formas de lidar com as dívidas e planos de emergência compõem o material didático. Além disso, no início do curso, o estudante tem acesso a um teste que indica qual é o seu perfil financeiro individual, tornando as lições mais efetivas. Embora não seja necessário efetivar o cadastro no site para participar, esta é uma etapa importante para quem deseja obter certificado de conclusão, uma vez que o cadastro é fundamental para este requerimento. O curso é gratuito.

LEIA TAMBÉM

Texto: Redação Edição: Angelo Matilha Cherubini