Connect with us

O que você está procurando?

Parques, bosques, memoriais e museus são algumas das atrações oferecidas por Curitiba que podem fazer das suas férias um espetáculo cultural!
- FOTO: Reprodução/Instagram

Curitiba: descubra como aproveitar as férias na capital do Paraná

Parques, bosques, memoriais e museus são algumas das atrações oferecidas por Curitiba que podem fazer das suas férias um espetáculo cultural!

Listada como uma das cidades brasileiras com melhor qualidade de vida, a capital paranaense tem fama de futurista e está preparada para receber visitantes. Com um roteiro turístico diversificado, composto por prédios históricos, museus, parques e arquitetura rica, Curitiba também tem uma vida noturna animada e diversificada.

Perfeita simetria por @luispedruco #curitilover

A photo posted by Prefeitura de Curitiba (@curitiba_pmc) on

 

Dispondo de uma infraestrutura de primeiro mundo, possui um sistema de transporte inteligente, onde tudo é interligado. Os turistas se beneficiam, ainda, de uma linha especial que para em 25 pontos, entre parques, praças e atrações da cidade, percorrendo aproximadamente 45km em duas horas e meia.

 

História de Curitiba

Imigrantes europeus, principalmente alemães, italianos, poloneses e ucranianos, e de outros continentes, como a Ásia, influenciaram positivamente a construção da cidade e de sua identidade cultural, incorporando seus modos de ser, fazer e viver. Hoje, muitas festas cívicas e religiosas de diversas etnias, com dança, música e culinária, fazem parte do calendário e dos costumes da cidade.

Em agradecimento a esses imigrantes, foram construídos diversos memoriais em espaços públicos como parques e bosques municipais. Vale a pena conhecer! Entre eles estão o Memorial Árabe, Bosque Alemão e Praça do Japão.

Memorial Árabe #nofilter #curitiba #backpacker

A photo posted by Valdeir Jr. (@jr_valdeir) on

 

Cartões Postais

O mais conhecido, sem dúvida, é o Jardim Botânico. Parada obrigatória, reserve um dia para passear pela área, que tem jardins franceses e uma mata nativa, que pode ser explorada por trilhas. A estufa, em estrutura metálica e estilo art nouveau, foi inspirada em um palácio de cristal que existiu em Londres no século 19 e abriga espécies botânicas que são referência nacional.

É bem verde, sim! #curitibacult / foto: @cesnoda

A photo posted by Curitiba Cult (@curitibacult) on

 

Os parques também valem a visita. Há opções para todos os gostos. O Tanguá, por exemplo, foi construído no local onde funcionaram duas pedreiras, unidas por um túnel por onde passa um lago, além de ter um espelho d’água com fontes.

Quem vai ao Bacacheri encontra várias opções de lazer, como quadras de futebol e vôlei de areia, lago artificial e bosque com espécies nativas. O portal de acesso foi construído com base em pirâmides de concreto e arcos em tubo de ferro colorido, representando a entrada para o paraíso, através dos bons fluídos das pirâmides. Já no Barigui é possível fazer caminhadas à beira do lago, por suas pontes e trilhas.

 

Passeios culturais

O Museu Oscar Niemeyer, projetado em 1967, tem traços e estilos correspondentes à época. Além das exposições temporárias, é possível apreciar o vasto gramado. A Ópera de Arame é outra parada obrigatória. A grande construção em aço sobre um lago artificial foi erguida em apenas 75 dias e abriga peças teatrais e shows musicais. O acesso ao palco é por meio de uma passarela sobre a água.

 

A região do Largo da Ordem, onde estão localizados o Memorial de Curitiba, o famoso Bar do Alemão, o Solar do Rosário (com galeria de arte e restaurante), a igreja da Ordem Terceira de São Francisco de Chagas, o Relógio das Flores e o Museu Paranaense, é referência do setor histórico, por reunir bares, restaurantes e espaços culturais em um local de arquitetura preservada.

Finalize o tour cultural pelo Centro Histórico: visite a Praça Tiradentes, marco zero da cidade, o Paço da Liberdade, o Mercado das Flores e o Teatro Guaíra.

Mercado das Flores! ❤️ Foto do @cristianoflizikowski. #SigaCuritiba #Curitilover #Curitiba

A photo posted by Siga Curitiba (@sigacuritiba) on

 

LEIA TAMBÉM

 

Texto: Redação Edição: Érica Aguiar

Advertisement

Estilo de vida

Descubra o turismo de aventura, as belas cachoeiras e a neve (apenas durante o inverno) que são peculiaridades do município de Urubici!

Estilo de vida

Apesar de ser um pólo industrial, Ponta Grossa também reserva atrativos turísticos, como um parque estadual, um cânion, uma cachoeira e um mosteiro!

Estilo de vida

Conheça 26 praias diferentes - indicadas para surfistas ou para família - que farão você aproveitar o litoral de São Sebastião ao máximo.

Estilo de vida

As férias estão se aproximando e está na hora de organizar sua viagem tão esperada. Preparamos 5 dicas para você gastar pouco em viagens. Confira!

Estilo de vida

Descubra o que o município de Armação de Búzios, a 180km da capital carioca, tem a oferecer aos turistas que procuram belíssimas praias.

Estilo de vida

Descubra o que fazer em São Sebastião além de aproveitar as mais de 25 praias da região, que ocupam os 100km de litoral da cidade.

Estilo de vida

Pensou em Angra dos Reis como o seu próximo destino de viagem? Então, descubra como aproveitar suas belíssimas praias e ilhas neste verão!

Estilo de vida

Com apenas 40 mil habitantes e 900 mil km² de área, a pequena Paraty abriga diversas praias e cachoeiras que encantam os turistas que visitam o local.