Cultive alimentos em casa e tenha um cardápio mais saudável

No quintal ou na varanda, cultivar os alimentos em casa é uma ótima opção para ter um cardápio mais saudável e livre de agrotóxicos

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Foto: Shutterstock

por Redação Alto Astral
Publicado em 28/04/2017 às 12:41
Atualizado às 13:44

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Já imaginou ter algumas plantas no quintal de casa ou na varanda do apartamento, oferecendo alimentos frescos para serem acrescentados às receitas recém-preparadas? Isso é bem simples. Bastam alguns minutos de dedicação por dia e a planta cresce bonita dentro do vaso. Outra vantagem é que o cardápio fica mais saudável e sem a influência de agrotóxicos!

Cuidados gerais

  • Solo: certifique-se de que é fértil e rico em material orgânico. Para isso, antes do plantio, utilize um adubo de boa qualidade.
  • Irrigação: verifique quantas vezes a planta deve ser regada por dia. É importante manter o solo úmido conforme as necessidades de cada espécie.
  • Luz: lembre-se de que existem plantas que precisam receber luz solar direta e outras se adaptam melhor em locais com sombra.
  • Espaço: procure saber se o tipo de alimento que irá plantar necessita de mais espaço ou se é possível colocá-lo em um vaso.

Manjericão

Se o tempero for plantado em um espaço grande de terra, pode crescer em forma de arbusto. Por isso, uma opção é deixar a muda em um jardim aberto, sem se esquecer da adubação regular. Procure plantá-lo próximo a ervas mais baixas. “Pode-se unir, por exemplo, plantas rastejantes, como tomilho, orégano e manjerona, com o manjericão, pois dessa forma não haverá concorrência na exploração dos recursos ambientais e uma planta não influenciará no desenvolvimento da outra”, explica o técnico agrícola Vinícius Henrique de Souza.

Pimenta biquinho

Com aroma e sabor marcantes, ela não deixa de ter as características das pimentas em geral e é rica em minerais como sódio, fósforo, magnésio e cálcio. A planta atinge os 60cm, mas pode chegar a até 1m de altura e você pode cultivá-la em vasos ou canteiros. Após a colheita, é possível manter suas pimentas em conserva. Elas podem ser congeladas, conservadas em bebida alcoólica, em vinagre ou até em azeite.

Erva-doce

Ela pode ser usada tanto em receitas culinárias, para conferir um sabor especial a bolos e pães, por exemplo, como também em chás medicinais. “Popularmente, a ervadoce é utilizada para má digestão, mau hálito, prisão de ventre, gases e como diurético”, afirma o fitoterapeuta José Bassit.

Berinjela

Com poucas calorias, muitas fibras, minerais e vitaminas, a berinjela auxilia na perda de peso e é matéria-prima para diversos pratos. “Ela também destaca-se por apresentar uma grande quantidade de água, essencial para manter o corpo hidratado e favorecer as reações químicas nas células corporais, sendo fundamental para manter o corpo saudável”, afirma a nutricionista Robena Molinari. E plantá-la em casa dá a vantagem de consumir o legume fresco em suas refeições.

vasos cultivando alimentos em casa

Foto: Shutterstock

Orégano

O condimento é mais comumente conhecido em sua versão seca, com as pequenas folhas escuras. Porém, a planta também é bem-vinda fresca, para temperar diversos pratos. Tendo um pé em casa, basta colher as folhas necessárias e levar direto ao prato.

Cebola

Ela é um vegetal resistente e, apesar de se adaptar melhor no inverno, consegue resistir a qualquer tipo de temperatura, sendo as melhores entre 13ºC e 25ºC. A planta precisa de, pelo menos, seis horas diárias de exposição ao sol para que os bulbos fiquem secos e saborosos. A melhor época para plantar é a primavera. Para que a planta se desenvolva bem é importante retirar todas as ervas daninhas que crescerem em volta dela.

Couve-manteiga

“Muito rica em fibras, a couve ajuda a controlar a saciedade e o funcionamento do intestino e, com este trabalhando bem, melhor é a absorção dos nutrientes, beneficiando, assim, pele, unhas e cabelos”, salienta a nutricionista Paula dos Santos Ribeiro. Mas é importante nunca retirar o caule da couve, vá colhendo as folhas de modo que alguns brotos ainda permaneçam na planta.

Louro

O ideal é escolher um local arejado e que bata sol (temperatura amena). Porém,a boa notícia é que o louro também se adapta a lugares frios e com pouca iluminação, sendo ideal para ter em apartamentos (em sacadas ou varandas, por exemplo). Basta selecionar um vaso (médio ou grande) ou um espaço no quintal e inserir o ramo (com 10 cm a 25cm de comprimento) com o caule a cerca de cinco centímetros de profundidade na terra pré-preparada com adubo.

Rabanete

As sementes devem ser semeadas diretamente no local definitivo na horta. O rabanete pode ser cultivado entre as linhas de outras hortaliças, e, por precisar da luz solar, não cresce tão bem quando sujeito a qualquer tipo de sombra. O solo deve ser fresco e rico em nutrientes: antes de semear, junte cerca de 10cm de adubo à terra, misturando-o muito bem, até uma profundidade de 30cm. Forme filas e a cada 4cm crie um buraco para receber uma semente, antes de o tapar novamente com terra.

Consultoria: Vinícius Henrique de Souza, técnico agrícola; José Bassit, fitoterapeuta; Robena Molinari, nutricionista; Paula dos Santos Ribeiro, nutricionista | Texto: Isabelle Hoffman

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