Connect with us

O que você está procurando?

Os momentos em que o parceiro pede algo que fere sua vontade caracterizam uma relação abusiva. Vale a pena fazer as vontades do outro por amor? Veja mais!
- Tentar convencer ou forçar o outro a fazer algo que não quer é abuso! | Foto: Shutterstock

Relação abusiva: até onde vale a pena ir em nome do amor?

Os momentos em que o parceiro pede algo que fere sua vontade caracterizam uma relação abusiva. Vale a pena fazer as vontades do outro por amor? Veja mais!

Em A Força do Querer, a trama das nove da Globo, Juliana Paes dá vida a Bibi, uma personagem forte que teve uma grande reviravolta em sua trajetória. Ela se envolveu no tráfico para ajudar o amado, Rubinho (Emílio Dantas), mesmo não concordando com suas atitudes. Essa situação pode se repetir na vida real, naqueles momentos em que o parceiro pede por algo que fere sua ética e seus princípios, caracterizando uma relação abusiva. E aí, vale a pena ir contra seus princípios em nome do amor? Para ajudá-la a analisar a situação e tomar a decisão correta, a psicóloga Lizandra Arita fala sobre o assunto.

Fortaleça sua autoestima

“A minha experiência clínica mostra que, normalmente, as pacientes que mais entram em cilada, nos quesitos paixão e amor, são aquelas que têm baixa autoestima e que não têm suas sensações internas resolvidas. Por exemplo, as que sentem muito medo, têm muita carência, sentem medo de perder o companheiro e são inseguras. Nestes casos, elas aceitam entrar em uma relação abusiva, não colocam limites, não se valorizam e fazem de tudo só para outro, anulando-se completamente. Sobretudo se o outro é mais incisivo, mais argumentativo, possui maior atitude de liderança e comunicação, ele pode agir com certa manipulação, no sentido de conseguir que essa mulher faça tudo o que ele quer ou que seja favorável a ele.”

Saiba falar “não!”

“Existem várias formas de falarmos ‘não’, sem entrarmos em brigas. Cada um tem uma crença e um valor diferente e tudo bem. Podemos conviver bem com as diferenças, desde que sejam diferenças que não agridam muito aquilo que nós acreditamos. O diálogo continua sendo a melhor alternativa. Falar claramente sobre os pontos que para você são errados, sem levantar o tom de voz, usando uma comunicação não violenta, é sempre a melhor saída.”

Termômetro contra a relação abusiva

“A primeira dica é refletir sobre qualquer pedido que o parceiro faça. Aquilo é normal? Tem a ver com você? Vai te fazer bem? Você estará feliz fazendo aquilo? Você sentirá prazer em fazer aquilo? Tem a ver com suas crenças e valores? Essas perguntas são importantes de serem feitas porque, tudo o que a gente faz sem querer fazer, sentindo-se obrigada, já é abusivo. Fazer algo imposto ou pedido, contra a sua vontade, é um abuso. Se o que ele pede vai contra aquilo que você acredita, é um abuso. Sempre que o outro avança os nossos limites é um abuso.”

Emílio Dantas e Juliana Paes durante cena da novela A força do querer

Bibi (Juliana Paes) faz qualquer coisa por amor a Rubinho (Emílio Dantas) | Foto: Globo/ João Miguel Júnior

Vale a pena ponderar?

“Eu acho que a mulher deve pensar nos prós e contras daquilo, se o fato vai deixá-la desconfortável, se aquilo vai ferir suas convicções e verdades, se vai agredir sua moral. Ou, então, se aquele pedido terá consequências muito graves, que ela não dará conta de lidar depois. É necessário pensar sobre o contexto, sobre o impacto da situação. De repente, o que antes era impossível, olhando por um outro ângulo pode ser até interessante. Refletir sobre as situações é sempre muito bom, afinal, quando pensamos com calma, podemos até a mudar o nosso olhar para alguma situação.”

 

LEIA TAMBÉM:

 

Advertisement

Receitas

Confira as mais deliciosas receitas de cupcake para vender. São opções para todos os gostos, das tradicionais às mais inovadoras!

Estilo de vida

Confira as dicas de uma consultora de mídias sociais para usar o Facebook a favor do seu negócio e fature mais usando essa rede social como sua aliada!

Receitas

Aprenda com a especialista e faça receitas de pão para vender sem erros! São truques práticos que pode melhorar, e muito, a sua produção!

Estilo de vida

Roma: berço de tesouros da humanidade, a Cidade Eterna prova que está à altura de sua alcunha. Não é à toa que a capital italiana não se fez em um dia.

Estilo de vida

As dores lombares já atingem mais de metade da população durante um ano. O sedentarismo é um dos principais motivadores do surgimento do desconforto

Estilo de vida

Os alimentos fontes de carboidratos precisam ser eliminados da dieta de quem deseja emagrecer? Descubra se isso é verdade ou não passa de um mito!

Estilo de vida

Você sabia que o consumo excessivo de leite de vaca pode causar anemia? Não? Entenda mais sobre o assunto e veja algumas dicas de como prevenir a doença!

Estilo de vida

O câncer de próstata é uma doença que afeta cada vez mais homens e precisa ser diagnosticada precocemente para aumentar as chances de cura