ESTILO DE VIDA

Quais os cuidados durante e após uma corrida?

Além do aquecimento prévio, é preciso tomar alguns cuidados também durante e após a corrida: forma de pisar, alongamento, entre outros

None
Foto: Shutterstock Images

por Redação Alto Astral
Publicado em 02/09/2016 às 18:48
Atualizado às 20:58

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Alongamento e aquecimento feitos, chegou a hora de partir para a corrida! Porém, os cuidados com a saúde não podem ficar de fora.

Cuidados durante a corrida

“Há uma maneira correta de andar. Deve-se tocar o chão com a parte de fora do calcanhar, depois apoiar o pé inteiro, jogando o peso levemente para o lado de dentro, e por último retirar o calcanhar e os dedos do chão para dar o passo”, explica a fisioterapeuta Tayla Perosso de Souza.

Os cuidados são ainda maiores para corredores, pois a atividade exige bastante dos músculos das pernas e pés. “Naturalmente as formas de pisar, o ‘desenho’ da corrida, as posturas da bacia e tronco, cooperam para uma melhor distribuição das cargas sob as plantas dos pés, acrescentando performance e prevenindo lesões, especialmente das articulações dos membros inferiores e da coluna vertebral”, destaca Gurgel.

Além disso, é preciso seguir um treino completo, que fortaleça todo o corpo. “Correr usando a técnica certa pode prevenir lesões, mas um bom planejamento do programa de treino, com sessões de fortalecimento, pode reduzir os índices de contusões associadas à prática da atividade física”, afirma Anjos.

corrida-cuidados

Foto: Shutterstock Images

Momento de relaxar

Camiseta suada é sinal de muita energia gasta! Após o exercício físico, é hora de relaxar, mas não antes de se alongar. Isso mesmo: o alongamento deve ser feito antes e depois de se exercitar para que os músculos se recuperem bem de todo o esforço. Cinco minutos já são o suficiente.

Supervisão profissional

Atividade física é coisa séria e, por isso, pede a supervisão de profissionais. Antes de iniciar qualquer tipo de exercício, busque a orientação de um educador físico. Somente ele é capaz de desenvolver um plano de atividade de acordo com seu porte físico.

Saiba mais

8 músicas animadas para correr

10 dicas para conservar bem seu tênis

Você conhece todas as partes do seu tênis?

Consultoria: Fernanda Mexas, coordenadora de fisioterapia do Centro Universitário Celso Lisboa (RJ); Heráclito Fernando Gurgel, fisioterapeuta do CTIDor – Centro de Tratamento Intensivo da Dor (RJ); Marco Ângelo dos Anjos, professor de educação física do Centro Universitário Celso Lisboa (RJ); Mauricio Ferreira, fisioterapeuta da Fluyr Saudável – Clínica de Combate à Dor (SP).

Texto: Natália Negretti