Connect with us

O que você está procurando?

Entenda porque o medo também serve como proteção para o bebê e ajuda na construção da personalidade
- FOTO: Shutterstock Images

Cuidados com o bebê: é normal ter medo?

Entenda porque o medo também serve como proteção para o bebê e ajuda na construção da personalidade

Quase sempre visto pelos pais como algo ruim, o medo também serve como proteção para os pequenos, são normais em diversas fases da vida e ajudam na construção da personalidade. Eles podem ser explícitos ou velados. Medos explícitos são aqueles expressos na realidade, ou seja, medo do escuro, de ficar na escola, de dormir sozinho. Já os medos velados são aqueles expressos de forma indireta, ou seja, quando aparecem sem uma significação clara, tais como os temores noturnos, hiperatividade e agressividade.

É normal as crianças sentirem medo

FOTO: Shutterstock Images

Compreenda seu filho

Os pais precisam dar um peso adequado aos medos. Não menosprezá- los nem supervaloriza-los. É importante compreender a criança, mostrando que o que sente é comum e que isso passa. Muitas vezes, o medo da criança aumenta por causa do medo dos pais sobre aquele tipo de temor. Por exemplo: medo de trovões e relâmpagos, de insetos, de andar de avião. Muitos adultos carregam esses medos e seus filhos terão grande chance de assimilá-los. Ter medos é saudável. É com esse sentimento que aprendemos a nos preservar. E é dando às crianças a noção de perigo que lhes fornecemos ferramentas para se protegerem.

Como agir

Se o seu filho tem medo do escuro, tenha paciência ao acalmá-lo. Se o medo é de ficar na escola, dê-lhe a certeza de que ele é capaz de suportar a separação. Se ele tem temores noturnos, e acaba vindo para sua cama, leve-o de volta ao seu quarto, e se ofereça para ficar ao seu lado até adormecer. Se o medo se expressa pela inquietude, dê-lhe mais atenção e tente descobrir o que está deixando-o inseguro. Muitas vezes, a criança precisa somente de mais atenção. Cabe aos pais tentar dar aos filhos a informação de que os medos deles fazem parte do crescimento. Incentivá-los a passar por eles é também dar noções de limites, normas e regras.

Consultoria: Graça Alencar, psicóloga.
Matéria publicada na revista Guia do Bebê Fisher Price, da Editora Alto Astral.
Revisão: Mariana Kohlrausch

SAIBA MAIS:

Deixando as fraldas: como ensinar o bebê

A escolha do pediatra: cuidados com o bebê

Homeopatia X Alopatia: cuidados com o bebê

 

 

Advertisement

Estilo de vida

Que tal reunir os filhos e os amiguinhos para uma noite superlegal? Eles podem assistir a filmes, fazer comidinhas gostosas e brincar muito!

Estilo de vida

O Dia dos Pais vem aí! Aproveite para compartilhar momentos e ouvir músicas que inspiram. Confira uma playlist com 6 músicas para ouvir com seu pai!

Estilo de vida

Dentro ou fora das competições, alguns membros da família mostram que são verdadeiros pais corujas! Confira os paizões que estão fazendo sucesso!

Estilo de vida

Confira quais são os exames feitos nos primeiros dias de vida do bebê

Estilo de vida

Os pequeninos precisam desenvolver a percepção de si mesmos e do ambiente a partir do próprio corpo. Aprenda a auxiliar o bebê no reconhecimento do mundo!

Estilo de vida

Saiba o que fazer em casos de bullying, como o de Daniel Fitzpatrick, e ajude a evitar que outras crianças e adolescentes tenham um fim trágico como o do garoto!

Estilo de vida

Saiba mais sobre esse distúrbio comum em bebês antes dos 3 meses

Estilo de vida

Com um mês de vida, o sistema auditivo dos bebês está plenamente desenvolvido. Confira algumas maneiras de estimular a audição do bebê.