Cuidados com a dentição do bebê: você sabe o que é recomendado pelos especialistas?

Os cuidados com a dentição do bebê devem começar antes mesmo de os dentinhos aparecerem, a fim de evitar problemas futuros!

- Os cuidados com a dentição do bebê devem começar nos primeiros meses de vida e se estender para sempre! FOTO: Shutterstock

Muitas dúvidas pairam sobre a cabeça das mamães de primeira viagem. Uma das principais dúvidas de quem tem o primeiro filho é quando deve ocorrer a primeira consulta ao dentista. Muitas mamães se enganam que, pelo fato de os primeiros dentinhos começarem a aparecer apenas após seis meses, não é necessário realizar consulta ao dentista antes de período. Entretanto, os cuidados com a dentição do bebê começam bem antes disso!

Cuidando da saúde bucal

Segundo a cirurgiã-dentista Patrícia Gonçales Zanqueta, os cuidados com a saúde bucal devem começar antes mesmo de o bebê nascer, para que a mãe seja orientada com relação a melhor maneira de fazer a própria higiene e também sobre como se alimentar corretamente neste período.

Após a primeira consulta de orientação, a profissional indica que o bebê seja avaliado também nos primeiros meses de vida. “Essa consulta é importante, porque é quando a mãe aprenderá a fazer a higiene correta da gengiva do bebê”, ressalta. Depois disso, Patrícia recomenda um novo atendimento no nascimento dos dentes.

Os pais devem ficar atento à dentição dos pequenos desde cedo.

Os pais devem ficar atento à dentição dos pequenos desde cedo. FOTO: Shutterstock

Por dentro do assunto!

Em geral, os primeiros dentes começam a aparecer entre o sexto e o oitavo mês de vida. São os chamados incisivos centrais inferiores, localizados no meio da gengiva de baixo. Depois, nascem os incisivos centrais superiores, que também ficam na parte central da boca, mas em cima. E, assim, a dentição de leite completa (20 dentes) vai sendo preenchida, até os três anos de idade.

Ao perceberem o nascimento dos incisivos centrais inferiores é a hora de o pequeno voltar ao dentista, onde os pais receberão orientação com relação à escova e o creme dental adequados para a higienização bucal. “Depois disso, recomendamos que o bebê seja avaliado de seis em seis meses para que possa ser feito um acompanhamento ideal que visa esclarecer sobre os cuidados com a dentição do bebê”, ressalta Patrícia.

Também é muito comum haver dúvidas com relação ao que usar para acabar com as coceiras nas gengivas dos bebês quando os dentinhos estão para nascer. A recomendação é não comprar qualquer produto, mas sim apenas os recomendados por um odontopediatra. O profissional prescreverá pomadas ou substâncias anestésicas que amenizam o incômodo durante esse período, e recomendar mordedores para aliviar o desconforto gengival.

Consultoria Patrícia Gonçales Zanqueta, cirurgiã-dentista

 

LEIA TAMBÉM:

 

Notícias

Após dois anos de espera, os desfiles de Carnaval finalmente voltam à Avenida; saiba tudo sobre blocos, desfiles e escolas de samba em 2022

Entretenimento

Com seus conteúdos sobre cinema, esses críticos e influenciadores vão te trazer muitas informações e diversão, viu?

Saúde

Especialista lista uma série de atitudes que você pode tomar para diminuir o colesterol; confira (COM VÍDEO)

Saúde

Já ouviu falar que "corpo de verão se constrói no inverno"? Especialista explica porque o projeto de emagrecimento deve começar com antecedência