Connect with us

O que você está procurando?

Os sentimentos influenciam as crises respiratórias, mesmo que de forma indireta. Descubra como isso ocorre e aprenda a evitar a situação!
- A ansiedade pode influenciar em problemas do pulmão. Foto: Shutterstock

Como os sentimentos influenciam as crises respiratórias?

Os sentimentos influenciam as crises respiratórias, mesmo que de forma indireta. Descubra como isso ocorre e aprenda a evitar a situação!

As emoções não vão afetar diretamente o sistema respiratório, porém, podem influenciar no desencadeamento de algumas doenças. “Elas funcionam como um ‘gatilho’ para dar inicio a crises respiratórias agudas de falta de ar, como na asma ou na DPOC (doença pulmonar obstrutiva crônica). Ou seja, é possível que os sentimentos influenciem as crises respiratórias, mesmo que de forma indireta.

 

pulmão vermelho em corpo azul

A ansiedade pode influenciar em problemas do pulmão. Foto: Shutterstock

 

Outra questão é a influência sobre o sistema imunológico. “Vários estudos já demonstraram que o desequilíbrio emocional diminui as defesas imunológicas do corpo e, dessa forma, o indivíduo fica mais vulnerável a infecções respiratórias”, exalta o pneumologista Mauro Gomes. Além disso, pessoas que usam o cigarro para aliviar o estresse estão sujeitas a desenvolver várias doenças pulmonares.

Fatores de risco

Eles variam de acordo com a doença. Por exemplo, se o problema for alergia, poeira, fumaça do cigarro, pelos de animais, mofo, poluição ou mesmo fatores emocionais, pode ocorrer quadros de falta de ar. “Caso o paciente fume, ele pode sofrer com DPOC, e a poluição pode ser a responsável pela irritação das vias aéreas”, explica Mauro. Portanto, é bom atentar-se aos possíveis vetores em volta.

Como evitá-las?

Se a doença respiratória é influenciada pelas emoções, procurar a ajuda de um psicólogo é a melhor solução, pois ele te auxiliará na busca pelo autocontrole. No caso do problema for recorrente, é bom tomar alguns cuidados especiais como: manter a casa limpa, evitando assim o acúmulo de poeira; consultar um especialista que indicará o melhor tratamento; se manter longe de lugares com fumaça de cigarro; restrição ao acesso de animais de estimação; no caso de gripe, vacinação é uma ótima prevenção.

 

mulher com bomba contra asma na mão

A asma é uma das doenças que o estresse pode gerar. Foto: Shutterstock

Sistema respiratório

As doenças que mais afetam o sistema respiratório são:

  • Asma
  • Bronquite crônica
  • Enfisema
  • Bronquiolite
  • Gripes
  • Resfriados
  • Rinite
  • Pneumonia
  • Tuberculose
  • Fibrose pulmonar

 

Consultoria: Mauro Gomes, pneumologista

Texto: Denis Eric/Colaborador

 

LEIA TAMBÉM:

 

Advertisement

Estilo de vida

Você conhece os benefícios das fibras para a saúde? Ou já ouviu falar da sua importância para o funcionamento do intestino? Não? Então saiba mais!

Estilo de vida

A alimentação é a base para controlar tudo que acontece dentro do corpo. Portanto, alguns alimentos podem ser fundamentais para evitar inchaço

Estilo de vida

O kefir é um probiótico semelhante ao iogurte que traz muitos benefícios à saúde. Veja duas receitas e comece já a inclui-lo em seu dia a dia!

Estilo de vida

O anticoncepcional Sistema Essure foi proibido pela Anvisa. De acordo com a vigilância, ele pode causar efeitos colaterais graves ao corpo da mulher

Estilo de vida

Além dos tratamentos convencionais, as atividades físicas também são uma saída para tratar as doenças da mente. Confira 3 exemplos poderosos!

Estilo de vida

TOC se carateriza por rituais que o indivíduo não consegue deixar de cumprir e também, por ideias que a pessoa não tira da cabeça

Estilo de vida

Quem não gosta do leite ou é intolerante à lactose, pode encontrar mais saúde em outros alimentos ricos em cálcio. Os mais conhecidos são as verduras!

Estilo de vida

A saúde bucal das crianças exige cuidados específicos, que vão garantir maior qualidade de vida, além de evitar diversas doenças.