Como os sentimentos influenciam as crises respiratórias?

Os sentimentos influenciam as crises respiratórias, mesmo que de forma indireta. Descubra como isso ocorre e aprenda a evitar a situação!

None
A ansiedade pode influenciar em problemas do pulmão. Foto: Shutterstock

por Redação Alto Astral
Publicado em 21/02/2017 às 13:32
Atualizado às 13:30

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

As emoções não vão afetar diretamente o sistema respiratório, porém, podem influenciar no desencadeamento de algumas doenças. “Elas funcionam como um ‘gatilho’ para dar inicio a crises respiratórias agudas de falta de ar, como na asma ou na DPOC (doença pulmonar obstrutiva crônica). Ou seja, é possível que os sentimentos influenciem as crises respiratórias, mesmo que de forma indireta.

pulmão vermelho em corpo azul

A ansiedade pode influenciar em problemas do pulmão. Foto: Shutterstock

Outra questão é a influência sobre o sistema imunológico. “Vários estudos já demonstraram que o desequilíbrio emocional diminui as defesas imunológicas do corpo e, dessa forma, o indivíduo fica mais vulnerável a infecções respiratórias”, exalta o pneumologista Mauro Gomes. Além disso, pessoas que usam o cigarro para aliviar o estresse estão sujeitas a desenvolver várias doenças pulmonares.

Fatores de risco

Eles variam de acordo com a doença. Por exemplo, se o problema for alergia, poeira, fumaça do cigarro, pelos de animais, mofo, poluição ou mesmo fatores emocionais, pode ocorrer quadros de falta de ar. “Caso o paciente fume, ele pode sofrer com DPOC, e a poluição pode ser a responsável pela irritação das vias aéreas”, explica Mauro. Portanto, é bom atentar-se aos possíveis vetores em volta.

Como evitá-las?

Se a doença respiratória é influenciada pelas emoções, procurar a ajuda de um psicólogo é a melhor solução, pois ele te auxiliará na busca pelo autocontrole. No caso do problema for recorrente, é bom tomar alguns cuidados especiais como: manter a casa limpa, evitando assim o acúmulo de poeira; consultar um especialista que indicará o melhor tratamento; se manter longe de lugares com fumaça de cigarro; restrição ao acesso de animais de estimação; no caso de gripe, vacinação é uma ótima prevenção.

mulher com bomba contra asma na mão

A asma é uma das doenças que o estresse pode gerar. Foto: Shutterstock

Sistema respiratório

As doenças que mais afetam o sistema respiratório são:

  • Asma
  • Bronquite crônica
  • Enfisema
  • Bronquiolite
  • Gripes
  • Resfriados
  • Rinite
  • Pneumonia
  • Tuberculose
  • Fibrose pulmonar

Consultoria: Mauro Gomes, pneumologista

Texto: Denis Eric/Colaborador

LEIA TAMBÉM:

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Ao assinar nossa newsletter, você concorda com os termos de uso do site.