4 passos para ajudar seu filho a recuperar as notas baixas

Recuperar as notas baixas é possível, mas os pais precisam ajudar nessa missão e encontrar formas de incentivar os filhos e entender as dificuldades.

None
Conheça dicas para ajudar seu filho a recuperar as notas baixas e passar de ano sem sustos! FOTO Shutterstock

por Redação Alto Astral
Publicado em 21/12/2017 às 13:15
Atualizado às 11:49

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Se você tem filhos, irmãos mais novos, sobrinhos ou outra criança próxima ao seu convívio, provavelmente já percebeu que o fim de ano é sinônimo de apreensão com o resultado das provas. E, caso o resultado no boletim escolar não tenha sido o esperado, é preciso se organizar para que a criança possa recuperar as notas baixas. Quer conferir algumas dicas pra isso?

Plano de ação para recuperar as notas baixas

Prestar mais atenção na aula: ouvir, discutir, participar, perguntar, cumprir deveres e trabalhos e, principalmente, participar do reforço escolar. Dica da especialista: “O horário de maior aprendizado é durante as aulas”.

Encontrar a melhor maneira de estudar em casa: pode ser através de questionário, falando alto, junto com os amigos… Dica da especialista: “A forma de aprender é pessoal, por isso, os pais devem deixar o filho escolher a que tem mais facilidade”.

A cada hora de estudo, descansar 15 minutos e retornar por mais uma hora: duas horas por dia é um tempo mínimo de estudo razoável para conseguir recuperar as notas baixas. Dica da especialista: “A criança ou o adolescente necessita também de um horário livre para o lazer ou a prática de esportes”.

Consultoria Maria Luiza Werneck, psicopedagoga

LEIA TAMBÉM: