Você sabia que crianças também têm problemas emocionais?

Problemas emocionais não afetam somente os adultos: crianças também podem sofrer com depressão, ansiedade e outros distúrbios. Saiba mais sobre o assunto.

- Foto Shutterstock.com

Apesar de ser um período de poucas responsabilidades, existem alguns transtornos psicológicos comuns na infância. “Fatores ambientais, dentre os quais o maior deles é o familiar, e características fisiológicas, como predisposições genéticas, herdadas ou não, podem sim fazer com que uma criança, antes mesmo de atingir seus cinco anos, desenvolva transtornos emocionais”, diz a psicóloga Miriam Barros, especialista em terapia familiar. Confira, a seguir, quais são os transtornos mais comuns nessa fase.

criança triste abraçada com boneca

Foto Shutterstock.com

Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH)

Consiste em sintomas de impulsividade, falta de atenção e inquietação, que prejudicam o desenvolvimento do pequeno. Infelizmente, vem sendo bastante diagnosticado erroneamente, confundido com a típica e saudável intensidade da infância.

Depressão

Tristeza, apatia, isolamento, calma excessiva, agitação, comportamentos autoagressivos, carência afetiva aumentada e, principalmente, irritabilidade e mau humor constante. Pode ser por causas biológicas, mas, na maior parte dos casos, acontece por questões ambientais, como reação a situações de abuso físico ou psicológico: maus-tratos, humilhação, agressões ou exposição a situações familiares agressivas.

Saiba mais:

Android: como deixar o tablet mais seguro para as crianças

Saiba como desenvolver a identidade nas crianças na escola

Método para incentivar a escrita das crianças

Ansiedade

Manifesta-se por meio de comportamentos impulsivos, impaciência, nervosismo, medos exagerados diante de situações ou coisas aparentemente inofensivas e ainda sintomas psicossomáticos, como dores de barriga, de cabeça e náuseas. A mais comum está ligada à separação dos pais, pois a criança não consegue lidar com a ausência de um deles. “Ela pode chorar, pedir para ligar várias vezes para o pai ou a mãe, se isolar das outras crianças e apresentar alergias, problemas de pele ou de apetite. Situações de perda, mudanças de cidade e adoecimento de um dos pais também podem desencadear o problema”, diz Miriam Barros.

tabela com problemas emocionais comuns na infância

Imagem Editora Alto Astral

Notícias

Após dois anos de espera, os desfiles de Carnaval finalmente voltam à Avenida; saiba tudo sobre blocos, desfiles e escolas de samba em 2022

Entretenimento

Com seus conteúdos sobre cinema, esses críticos e influenciadores vão te trazer muitas informações e diversão, viu?

Saúde

Especialista lista uma série de atitudes que você pode tomar para diminuir o colesterol; confira (COM VÍDEO)

Saúde

Já ouviu falar que "corpo de verão se constrói no inverno"? Especialista explica porque o projeto de emagrecimento deve começar com antecedência