Connect with us

O que você está procurando?

Problemas emocionais não afetam somente os adultos: crianças também podem sofrer com depressão, ansiedade e outros distúrbios. Saiba mais sobre o assunto.
- Foto Shutterstock.com

Você sabia que crianças também têm problemas emocionais?

Problemas emocionais não afetam somente os adultos: crianças também podem sofrer com depressão, ansiedade e outros distúrbios. Saiba mais sobre o assunto.

Apesar de ser um período de poucas responsabilidades, existem alguns transtornos psicológicos comuns na infância. “Fatores ambientais, dentre os quais o maior deles é o familiar, e características fisiológicas, como predisposições genéticas, herdadas ou não, podem sim fazer com que uma criança, antes mesmo de atingir seus cinco anos, desenvolva transtornos emocionais”, diz a psicóloga Miriam Barros, especialista em terapia familiar. Confira, a seguir, quais são os transtornos mais comuns nessa fase.

criança triste abraçada com boneca

Foto Shutterstock.com

Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH)

Consiste em sintomas de impulsividade, falta de atenção e inquietação, que prejudicam o desenvolvimento do pequeno. Infelizmente, vem sendo bastante diagnosticado erroneamente, confundido com a típica e saudável intensidade da infância.

Depressão

Tristeza, apatia, isolamento, calma excessiva, agitação, comportamentos autoagressivos, carência afetiva aumentada e, principalmente, irritabilidade e mau humor constante. Pode ser por causas biológicas, mas, na maior parte dos casos, acontece por questões ambientais, como reação a situações de abuso físico ou psicológico: maus-tratos, humilhação, agressões ou exposição a situações familiares agressivas.

Saiba mais:

Android: como deixar o tablet mais seguro para as crianças

Saiba como desenvolver a identidade nas crianças na escola

Método para incentivar a escrita das crianças

Ansiedade

Manifesta-se por meio de comportamentos impulsivos, impaciência, nervosismo, medos exagerados diante de situações ou coisas aparentemente inofensivas e ainda sintomas psicossomáticos, como dores de barriga, de cabeça e náuseas. A mais comum está ligada à separação dos pais, pois a criança não consegue lidar com a ausência de um deles. “Ela pode chorar, pedir para ligar várias vezes para o pai ou a mãe, se isolar das outras crianças e apresentar alergias, problemas de pele ou de apetite. Situações de perda, mudanças de cidade e adoecimento de um dos pais também podem desencadear o problema”, diz Miriam Barros.

tabela com problemas emocionais comuns na infância

Imagem Editora Alto Astral

Advertisement

Estilo de vida

Imagine ter uma memória ótima e começar a ficar mais esquecido pois não treinou essa habilidade. Veja por que é importante não deixá-la enferrujar

Estilo de vida

Em 1962, Joseph Pilates baseou-se em 6 princípios básicos para criar o Pilates. Saiba quais são e como funciona cada um deles

Estilo de vida

O suor é uma reação normal do organismo, mas, quando em excesso, torna-se um problema. Saiba mais sobre a hiperidrose, doença que causa sudorese excessiva.

Estilo de vida

A criatividade não se resume apenas a ter ideias diferentes. É necessário que, ao pensar fora da caixa, suas ideias combinem entre si

Estilo de vida

Não deixe os sintomas do estresse se acumularem. Veja quais são os tratamentos disponíveis mais indicados para combater esse transtorno.

Estilo de vida

Conheças os efeitos que o estresse pode causar no corpo e aprenda a identificar os sinais de que o organismo não está nada bem.

Estilo de vida

O pilates é um exercícios que traz benefícios ao corpo e pode ser feito por qualquer pessoa, inclusive grávidas. Mas é bom ter acompanhamento profissional.

Estilo de vida

Algumas terapias, como a cognitiva, são capazes de fornecer ferramentas para os pacientes combater problemas emocionais, como a ansiedade.