Crianças são as mais atingidas pela febre reumática

A febre reumática é o nome de uma doença que acomete crianças. O problema se caracteriza por dores articulares e envolvimento cardíaco.

None
FOTO: Reprodução

por Redação Alto Astral
Publicado em 28/10/2016 às 12:22
Atualizado às 11:52

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Embora a febre reumática não seja tão conhecida pela maioria das pessoas, ela faz parte do grupo de problemas do reumatismo. Também chamada de reumatismo infeccioso, é uma doença inflamatória que se desenvolve em decorrência de uma infecção anterior provocada por uma bactéria conhecida como estreptococo. “A febre reumática é o nome de uma doença que acomete crianças. O problema se caracteriza por dores articulares e envolvimento cardíaco”, esclarece o reumatologista Ari Halpern.

mulher-mae-crianca-deitada-cama-febre-reumatica

FOTO: Reprodução

Ponto de partida

A febre reumática se desenvolve a partir das infecções da bactéria Streptococcus pyogenes (ou estreptococo do grupo A), como a faringite estreptocócica e escarlatina. Em outras palavras, ela se manifesta como uma complicação de um processo inflamatório anterior.

Para entender melhor, é possível dizer que a febre reumática é considerada uma doença autoimune, ou seja, o próprio sistema imunológico, por razões ainda não conhecidas, passa a identificar células e tecidos saudáveis do corpo como invasores, atacando-os e causando diversos problemas à saúde.

menino-crianca-deitada-doente-termometro-mae

FOTO: Reprodução

Fatores de risco

Embora os especialistas ainda não tenham encontrado uma explicação definitiva para a origem da febre reumática, é possível que alguns fatores sejam desencadeante para esse quadro. Confira alguns deles:

*Histórico familiar, já que essa doença pode ter causas genéticas;

*Fatores ambientais, uma vez que superlotação e falta de saneamento básico são capazes de contribuir com o surgimento dessa enfermidade;

*Idade, pois, apesar da maioria dos problemas reumáticos atingirem pessoas mais velhas, a febre reumática afeta mais as crianças e os adolescentes, com idade entre 6 e 15 anos.

Consultoria Ari Halpern, reumatologista

LEIA TAMBÉM:

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Ao assinar nossa newsletter, você concorda com os termos de uso do site.