Crianças: confira como elas são afetadas pela febre reumática!

Muito comum em crianças, entenda mais sobre a febre reumática e saiba quais são os sintomas que ela pode gerar e como seu tratamento é feito!

None
Foto: iStock.com/Getty Images

por Redação Alto Astral
Publicado em 13/12/2016 às 12:35
Atualizado às 12:56

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Comum em crianças e adolescentes, a febre reumática surge após uma infecção na garganta que não foi tratada corretamente. É causada por uma bactéria de nome estranho, a Streptococcus beta hemolítico do Grupo A, e pode afetar o coração, as articulações, o tecido subcutâneo e até mesmo o cérebro.

criança

Foto: iStock.com/Getty Images

DOENÇA DE CRIANÇA?

Apesar de mais comum em crianças acima de 5 anos e adolescentes, a febre reumática pode ocorrer em qualquer idade, mas, é necessário predisposição genética e, por isso, apenas cerca de 3% daqueles que têm infecção na garganta pelo Streptococcus apresentam o problema.

ENTENDA MELHOR

“Durante a resposta imunológica à infecção bacteriana, são produzidos anticorpos que reagem contra as articulações e válvulas cardíacas”, explica Giselle Maretti, médica reumatologista. Por isso, a febre reumática pode afetar coração, articulações, pele e cérebro. Ela se desenvolve, geralmente, até os 15 anos de idade, e quanto mais jovem o paciente for, maiores são as chances de sequelas graves.

menina com febre

Foto: iStock.com/Getty Images

TRATAMENTO

Uma vez identificado o problema, o tratamento requer repouso absoluto, o uso de analgésicos e anti-inflamatórios e, possivelmente, outros medicamentos que podem ser incluídos por um especialista.

Leia também: 

Consultoria: Giselle Maretti, médica reumatologista

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Ao assinar nossa newsletter, você concorda com os termos de uso do site.