ESTILO DE VIDA

Criança criativa, adulto criativo?

A criatividade da criança pode ser bastante desenvolvida, ainda mais se tiver o apoio dos pais. Mas, quando crescemos, ela pode desaparecer se não for treinada

None
FOTO: Shutterstock Images

por Redação Alto Astral
Publicado em 30/08/2016 às 18:35
Atualizado às 20:59

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Estimular ao máximo a criatividade de uma criança não significa, necessariamente, que ela se tornará um adulto criativo, já que se trata de uma construção cultural. “O medo é um dos grandes rompantes desse processo. O fato de estar exposto, de se colocar sob o julgamento de sua ação ou trabalho, traz muitas vezes alguns pudores”, destaca a consultora educacional Daniela Alvarenga.

Para a especialista, é importante que, no contexto familiar, durante toda a infância e adolescência, se crie o hábito de oferecer aos filhos a possibilidade de argumentar e colocar suas ideias. Essa atitude influencia bastante na expressão da criatividade e colabora para que na fase adulta eles não tenham medo de se exporem.

criança e mulher com lápis de cor

FOTO: Shutterstock Images

“A criatividade é algo que deve ser constantemente estimulado tanto nas crianças quanto nos adultos”, frisa a psicóloga Thais Prado. Assim sendo, é papel dos pais estimularem seus filhos mas, com o passar dos anos, cada indivíduo também deve investir nos processos criativos.

Uma habilidade natural da criança

Crianças são capazes de ir até a lua sem nem fazer esforço para sair do chão. Por que, quando a fase adulta chega, esse poder de imaginação fica cada vez mais fraco? Como qualquer músculo, o cérebro necessita de exercício para se desenvolver. Se não colocado à prova de algum jeito, ele atrofia e perde habilidades que realizava antes sem muito esforço.

Por isso, é fundamental que se exercite a criatividade, pois uma habilidade como essa pode ser muito necessária em atividades comuns do dia a dia. Segundo o especialista em ginástica cerebral Geomacel Carvalho, “pessoas criativas chegam a soluções com agilidade, pois têm o cérebro treinado para pensar fora da caixa e perceber soluções por caminhos não convencionais”.

Saiba mais

Como estimular a criatividade das crianças

Por que a criatividade é importante no trabalho?

Dicas práticas para estimular a sua criatividade

Texto e entrevistas: Giovane Rocha/Colaborador e Natália Negretti – Edição: Giovane Rocha/Colaborador

Consultorias: Daniele Alvarenga, consultora educacional do Sistema Ari de Sá; Geomacel Carvalho, especialista em ginástica cerebral do Método Supera; Thais Prado, psicóloga, terapeuta emocional e coach