Cresce o número de mulheres com Alzheimer

Cresce o número de mulheres com doença de Alzheimer. Características como ansiedade e mal-humor na meia idade aumenta mais risco de desenvolver a doença.

- Foto: Shutterstock

Mulheres ansiosas, ciumentas ou mal-humoradas na meia idade correm mais risco de se tornarem mulheres com doença de Alzheimer no futuro. O resultado é de um estudo que durou 40 anos, e concluiu que mulheres que passaram por algum tipo de estresse podem ter até duas vezes mais risco de desenvolver o mal. Saiba mais:

Cresce o número de mulheres com Alzheimer

Foto: Shutterstock

O estudo sobre mulheres com doença de Alzheimer

Por 38 anos, os cientistas acompanharam 800 mulheres de, em média, 46 anos. Eles analisaram a personalidade das voluntárias por meio de testes de introversão, extroversão e memória. Ao longo do estudo, dezenove participantes desenvolveram demência. Os pesquisadores perguntaram às voluntárias se elas haviam tido períodos de estresse com mais de um mês de duração. Estresse refere-se a sentimentos de irritabilidade, tensão, nervosismo, medo, ansiedade e distúrbios de sono. As respostas foram avaliadas de zero a cinco, sendo zero nenhum episódio e cinco estresse constante nos últimos cinco anos.

Mulheres que se enquadraram nas categorias três a cinco foram consideradas estressadas. De acordo com os cientistas, mulheres que eram ao mesmo tempo introvertidas e estressadas eram aquelas com maior probabilidade de desenvolver Alzheimer. Das 63 participantes com essas características, dezesseis (25%) tiveram Alzheimer, diante de oito das 63 (13%) que eram extrovertidas e calmas. Respire fundo e muita paciência!

* De acordo com a OMS (Organização Mundial de Saúde), a doença de Alzheimer afete atualmente entre 24 e 37 milhões de pessoas. Esse número está crescendo a cada ano e,  segundo estimativas da organização, pode chegar a 115 milhões de pessoas até 2050. O Alzheimer não tem cura, nem pode ser revertido. Mas existem remédios que reduzem a velocidade da sua progressão.

Serviço: Thiago Mônaco, médico geriatra e professor Doutor da Disciplina de Geriatria da Faculdade de Medicina da UniNove

LEIA TAMBÉM

Notícias

Após dois anos de espera, os desfiles de Carnaval finalmente voltam à Avenida; saiba tudo sobre blocos, desfiles e escolas de samba em 2022

Entretenimento

Com seus conteúdos sobre cinema, esses críticos e influenciadores vão te trazer muitas informações e diversão, viu?

Saúde

Especialista lista uma série de atitudes que você pode tomar para diminuir o colesterol; confira (COM VÍDEO)

Saúde

Já ouviu falar que "corpo de verão se constrói no inverno"? Especialista explica porque o projeto de emagrecimento deve começar com antecedência