ESTILO DE VIDA

Aproveite as sobras e cozinhe sem desperdício!

Para evitar desperdícios na cozinha, aprenda como aproveitar cascas, talos e sementes dos alimentos

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por Redação Alto Astral
Publicado em 11/07/2016 às 17:00
Atualizado às 21:02

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Você sabia que o Brasil está na lista dos 10 países que mais desperdiçam alimentos no mundo? O resultado desse estilo de vida pode ser visto em milhares de pessoas que estão acima do peso e, ao mesmo tempo, deficientes em nutrientes. A causa da piora da qualidade de vida é recorrente de um cardápio desequilibrado, que deixa de fora importantes fontes de vitaminas, como cascas, folhas e sementes. Segundo o fitoterapeuta André Resende, é possível comer melhor gastando pouco dinheiro: basta criar o hábito de aproveitar todas as partes dos alimentos nas refeições!

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Não desperdice os talos

Os que mais sofrem com o desperdício são os talos de agrião, couve, couve-flor, brócolis, beterraba e espinafre. Com eles (e com muitos outros) você pode preparar farofas salgadas, suflês, sopas, salpicão, patês, risotos ou acrescentar no preparo de sucos e vitaminas. “A sopa preparada com talo de brócolis custa em média R$ 0,92, rende 4 porções e demora apenas 30 minutos para ficar pronta. Além de ser nutritiva, é muito saborosa”, afirma a nutricionista Stefania Valente da Silva.

Não jogue fora as sementes

Nem pense em jogar no lixo sementes de mamão, maracujá e de jaca, por exemplo. Elas podem ser utilizadas como poderosos ingredientes no preparo de bolos, pães e biscoitos, de preferência, integrais. A semente de abóbora também é muito bem-vinda: quando desidratada ao sol e torrada no forno, pode ser consumida como aperitivo e tem ação vermífuga.

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Aproveite as cascas!

Existem alguns alimentos que fazem parte do cotidiano da maioria da população brasileira e que, inconscientemente, têm uma grande porção de suas propriedades jogadas no lixo. Para evitar o desperdício e aproveitar o que eles têm de melhor, fique de olho nas dicas:

•Casca de batata: pode ser consumida refogada, assada ou usada no preparo de caldos e sopas.
•Casca de cebola: ideal para fazer chá, bolinhos assados, tortas e refogados.
•Casca de abacaxi: procure fazer suco, compotas e geleias.

Consultoria: André Resende, fitoterapeuta; Stefania Valente da Silva, nutricionista