Cozinha sustentável: reaproveite talos, cascas e muito mais!

Todas as partes dos alimentos podem ser aproveitadas se elas estiverem em boas condições. Confira receitas de pratos deliciosos com as "sobras" da cozinha!

None
Foto: Shutterstock.com

por Redação Alto Astral
Publicado em 20/03/2017 às 19:41
Atualizado às 12:02

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Para ter uma cozinha sustentável, você pode aproveitar os talos e as cascas dos alimentos, que possuem bastante nutrientes, podendo ser utilizados em pratos deliciosos. Mas antes de colocar a mão na massa, fique atenta a algumas dicas.

Dicas de higienização

Descarte as folhas, cascas e talos que estejam queimados, murchos, podres ou machucados. Aqueles que estiverem bons devem ser deixados de molho em bicarbornato de sódio por 15 minutos, na proporção de 1 colher (sopa) para cada litro de água. Depois, é só lavar os alimentos em água corrente. “No caso das cascas, use uma escovinha (reservada apenas para esse fim) na limpeza. Ela retirará a sujeira mais profunda dos alimentos, como as provenientes de agrotóxicos”, orienta Greice Caroline Baggio, nutricionista de Bento Gonçalves (RS). “Alimentos mal higienizados podem causar intoxicação, infecção alimentar e outras doenças”, relembra.

Mulher pensando em alimentos

Foto: Shutterstock.com

Pudim de casca de laranja: liquidifique as cascas de 3 laranjas com 2 copos (400ml) de água. Acrescente 4 gemas, 6 claras de ovos, 1 pacote de coco ralado, 1 lata de creme de leite light, 2 xícaras (chá) de adoçante para forno e fogão e bata novamente. Leve à geladeira até ficar consistente.

Suco de casca de manga: bata no liquidificador 1 casca da fruta com o suco de 1 limão, 1 colher (sopa) de linhaça, 1 copo (200ml) de água filtrada, raspas de gengibre e adoçante a gosto.

Bolo de cascas: liquidifique 2 bananas médias descascadas e picadas, as cascas das bananas picadas, cascas de 1 laranja e de 1 maçã picadas, 2 ovos, 1 xícara (chá) de farinha de trigo, 1 xícara (chá) de farinha de trigo integral, 1 vidro de leite de coco light, 2 colheres (sopa) de óleo de linhaça, adoçante para forno e fogão a gosto e 1 colher (sopa) de fermento em pó. Despeje numa forma untada e leve ao forno por 30 minutos.

Vitamina de cascas de banana: liquidifique a casca de 1 banana com 1 copo (200ml) de leite de soja, 5 castanhas-de-caju e essência de baunilha a gosto. Salada de talos: corte os talos de brócolis e agrião e tempere a gosto.

Texto: Redação Alto Astral | Consultoria: Greice Caroline Baggio, nutricionista de Bento Gonçalves, (RS)

LEIA TAMBÉM

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Ao assinar nossa newsletter, você concorda com os termos de uso do site.