Couve para o coração: vegetal auxilia na prevenção de cardiopatias

Dentre as muitas qualidades que a verdura proporciona ao organismo e à saúde em geral, vale conhecer também os benefícios da couve para o coração

None
FOTO: iStock.com/Getty Images

por Redação Alto Astral
Publicado em 06/12/2017 às 07:00
Atualizado às 07:00

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Rica em vitaminas, alto poder detox, fonte abundante de cálcio… Que a couve é uma verdura com diversas qualidades, todo mundo sabe. Tanto que ela é o ingrediente base da bebida do momento – o suco verde -, e aparece em diversas outras receitas saudáveis, graças aos muitos nutrientes que fornece ao corpo humano. Mas você conhece os benefícios da couve para o coração? Então confira a seguir e descubra ainda mais motivos para consumir o vegetal!

Coração fortalecido

A maioria dos vegetais – incluindo os legumes – já representa, naturalmente, um suporte importante para a saúde do coração, como explica o nutrólogo José Alves Lara Neto. “Os legumes fornecem grandes quantidades de folatos, substâncias que combatem malformações nos fetos e alterações cardiovasculares, além de minerais e compostos químicos essenciais para o bom funcionamento do órgão”, afirma.

Com a couve não é diferente. Ela se mostra uma grande aliada no combate a problemas relacionados ao coração, atuando fortemente na prevenção de doenças cardiovasculares graças ao alto teor de ácido fólico, magnésio e vitamina C. “Por ser antioxidante, o consumo da couve reduz o risco de câncer e de doenças cardiovasculares, além de contribuir para a saúde da pele, combatendo o envelhecimento precoce”, explica a nutricionista Analuiza Nogueira dos Santos.

O consumo de couve é uma maneira eficaz de se prevenir dos males do coração. FOTO: Shutterstock Images

Boa de qualquer jeito

A couve é um vegetal muito versátil, o que facilita sua utilização no dia a dia. É possível consumi-la em pratos como lasanhas, tortas e suflês, por exemplo. Mas é nas saladas e nos sucos onde mais se aproveita os benefícios da couve para o coração. Natural, ou batida com outros ingredientes, as vantagens para a saúde do corpo aumentam, pois os nutrientes do vegetal – como o cálcio e a vitamina C – são consumidos integralmente.

Texto: João Paulo Fernandes/Colaborador | Consultoria: Analuiza Nogueira dos Santos, nutricionista; José Alves Lara Neto, nutrólogo

LEIA TAMBÉM

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Ao assinar nossa newsletter, você concorda com os termos de uso do site.