Couve: muitos benefícios em uma única verdura. Confira!

Com a incrível capacidade de prevenir várias doenças, essa verdura é super recomendada por nutricionistas e não pode faltar na dieta!

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Muitos nutrientes estão concentrados nessas folhas Foto shutterstock.com

por Redação Alto Astral
Publicado em 15/05/2017 às 09:46
Atualizado às 13:47

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Queridinha dos praticantes de academia, a couve não pode faltar na dieta! Seu poder desintoxicante ajuda no emagrecimento e na manutenção do sistema imunológico. Além disso, ela é rica em glicosinolatos, fitoquímicos que ajudam o corpo a se livrar das toxinas ingeridas tanto por meio da alimentação ou da exposição ao ambiente, como agrotóxicos, poluição, entre outros. “A couve também é rica no mineral magnésio, que ajuda a regular a pressão arterial, auxilia no relaxamento muscular e diminui compulsão por doces. Rica em fibras, também aumenta a saciedade e melhora o funcionamento do intestino, ajudando o corpo a se livrar das impurezas, e, ainda, evitando acúmulo de gorduras e contribuindo com saúde do fígado”, conta a nutricionista Talitta Maciel.

couve com limão

A couve combina com vários alimentos que ajudam reforçar sua qualidade Foto istock.com/getty images

Mais qualidade de vida!

Veja quais são os nutrientes que a couve possui e as vantagens que eles trazem para a saúde:

  • Ajuda a regular a pressão arterial, por ser rica em magnésio
  • Colabora para a cicatrização de gastrites e úlceras
  • Rica em antioxidantes como os flavonoides e os carotenoides, ajuda a combater os radicais livres prevenindo o envelhecimento precoce e o surgimento de câncer
  • A vitamina K presente nela atua como anti-inflamatório e no fortalecimento ósseo.
  • Já as vitaminas A e C agem na pele, no sistema imunológico e atuam na saúde ocular, além de possuírem baixas calorias e combinarem diversas preparações como sucos, recheios de tortas e salgados integrais

couve

A versão em suco da couve é uma das receitas mais comuns e nutritivas Foto shutterstock.com

Versátil

A couve pode ser consumida crua em sucos e saladas, cozida em refogados e sopas ou, ainda, como recheio de lasanha, empadão e suflê. Uma folha grande contém somente 10kcal. Ela também é rica em diversos nutrientes, luteína (visão) e cálcio (ossos fortes). E ainda tem mais: manganês, cobre, potássio, ferro, magnésio, fósforo, vitamina E, ômega-3 e ácido fólico também fazem parte de sua composição. Outro nutriente precioso contido na couve é o óxido nítrico, que melhora todo o aparelho cardiovascular e, ainda, auxilia nos exercícios físicos, turbinando os resultados.

Consultoria Talitta Maciel, nutricionista

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