ESTILO DE VIDA

Couve: veja como ela auxilia na luta contra anemia!

As vantagens detox da couve você já deve ter ouvido falar, não é mesmo? E sobre seus efeitos no tratamento da anemia? Não? Então confira!

None
Foto: iStock.com/Getty Images

por Redação Alto Astral
Publicado em 04/01/2017 às 12:39
Atualizado às 13:02

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

A doença descrita pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como “a condição na qual o conteúdo de hemoglobina no sangue está abaixo do normal como resultado da carência de um ou mais nutrientes essenciais”, apresenta sintomas como palidez, cansaço, memória fraca, dores musculares e falta de ar é conhecida como anemia.

Para blindar a saúde contra o problema, é preciso consumir alimentos ricos em ferro, como a couve, mas, o que talvez você não saiba, é que o auxílio da vitamina C é uma companhia perfeita para o mineral!

couve

Foto: iStock.com/Getty Images

Os nutrientes da hortaliça

A verdura faz parte do grupo de vegetais que contém ferro em sua composição, no entanto, o que mais se destaca no combate à anemia é a presença da vitamina C. Portanto, para deixar a doença bem longe, o ideal é apostar em refeições que levam a couve como ingrediente, mas in natura, ou seja, na sua forma crua, já que a vitamina C perde sua função quando entra em contato com o calor. “Ela é uma excelente fonte de vitaminas A, B6, C e K, cálcio, potássio, magnésio, luteína, ácido fólico e ferro”, aponta a nutricionista Bianca Genoese. Confira sobre essas propriedades e suas funções!

Ferro: atua na formação da hemoglobina e de reações enzimáticas (que aceleram a velocidade das reações químicas). “Também auxilia na transferência de oxigênio e na respiração celular, protege o organismo contra infecções e exerce desempenho cognitivo”, completa a nutricionista Marcela Rodrigues.

plantação de couve

Foto: iStock.com/Getty Images

Vitamina C: auxilia na absorção do ferro e no crescimento e na manutenção dos tecidos corporais. Atua na formação de colágeno e no processo de cicatrização e aumenta a resistência imunológica.

Vitamina B6: desempenha papel no sistema nervoso central e no metabolismo das proteínas e dos glóbulos vermelhos. “Atua também no transporte de aminoácidos (partes da proteína) através da membrana celular”, explica a nutricionista Viviane Pereira.

Cálcio: essencial para a constituição de ossos e dentes, para a contração muscular e para a condução de impulsos nervosos. Além disso, o cálcio da couve se caracteriza por ser mais absorvido pelo organismo do que o do leite.

Consultoria Bianca Genoese, Marcela Rodrigues e Viviane Pereira nutricionistas

Leia também: