Veja como a couve atua na prevenção de doenças cardiovasculares

Para manter o coração sempre saudável, é importante consumir verduras de coloração escura. Saiba com a couve atua na prevenção de doenças cardiovasculares!

None
Além de aumentar a imunidade e afastar a anemia, a couve atua na prevenção de doenças cardiovascularesFOTO: Shutterstock.com

por Redação Alto Astral
Publicado em 22/03/2017 às 10:20
Atualizado às 13:39

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Para que a saúde do coração e do aparelho circulatório em geral esteja sempre em ordem, manter uma alimentação balanceada e saudável é imprescindível. Afinal, um dos principais fatores que desencadeiam problemas nessa região do corpo é o consumo de alimentos ricos em gorduras, as quais se acumulam na corrente sanguínea e podem resultar em doenças graves de saúde, como infarto, AVC (acidente vascular cerebral), pressão alta e colesterol. Saiba como a couve atua na prevenção de doenças cardiovasculares e aposte nessa verdura saborosa para afastar os problemas de saúde!

A couve atua na prevenção de doenças cardiovasculares e afastar doenças infecciosas

Além de aumentar a imunidade e afastar a anemia, a couve atua na prevenção de doenças cardiovasculares. FOTO: Shutterstock.com

Um passo de cada vez

Essas doenças, em sua maioria, estão ligadas à obesidade, que tem entre suas principais causas a má alimentação. “Para cada 10% no ganho de peso corporal, ocorre um aumento na incidência de doenças coronarianas em aproximadamente 20%, além da elevação do colesterol no sangue”, explica a nutricionista Catarina Quirino de Freitas. As verduras e os legumes, por sua vez, têm um papel fundamental quando o assunto é a saúde do coração. “Os legumes fornecem grandes quantidades de folatos, minerais que previnem o câncer e as doenças cardiovasculares”, salienta o nutrólogo José Alves Lara Neto.

Coração blindado com a couve

Ela se mostra uma grande aliada no combate a problemas relacionados ao coração. A couve atua na prevenção de doenças cardiovasculares, devido ao alto teor de ácido fólico, magnésio e vitamina C. “Por ser antioxidante, o consumo da couve reduz o risco de câncer e de doenças cardiovasculares, além de contribuir para a saúde da pele, combatendo o envelhecimento precoce”, explica a nutricionista Analuiza Nogueira dos Santos.

Confira outros alimentos que, assim como a couve, são altamente benéficos ao coração:

  • Farelo de aveia: é muito rico em fibras, que são grandes auxiliares na redução do colesterol; vitaminas do complexo B, que protegem contra a formação de coágulos e o endurecimento dos vasos sanguíneos; e minerais, que regulam a pressão sanguínea.
  • Sardinha: é umas das melhores fontes de ômega-3, extremamente benéfico para o coração, protegendo-o contra infartos. Também possui um ótimo desempenho contra inflamações, além de estimular o sistema imunológico.
  • Azeite: apresenta grande quantidade de ômega-9, que atua, principalmente, no controle do colesterol, promovendo o aumento do HDL (o colesterol bom) e a redução do LDL (o colesterol ruim), fazendo com que os riscos de infarto sejam menores.

O papel dos exercícios

Uma maneira muito eficaz de evitar as doenças cardiovasculares é unir a boa alimentação à prática de atividades físicas regulares. “Uma pessoa sedentária que passa a realizar atividades físicas moderadas pode diminuir em até 34% o risco de desenvolver doenças cardiovasculares, portanto, para quem já é cardiopata – condição que o acompanhará por toda a vida -, os exercícios físicos agem na função do coração, para evitar problemas como infartos, arritmias, isquemias, entre outros”, informa a professora de educação física Cláudia Forjaz.

Texto: Larissa Tomazini

Consultoria: Analuiza Nogueira dos Santos e Catarina Quirino de Freitas, nutricionistas; Cláudia Forjaz, professora de educação física; José Alves Lara Neto, nutrólogo

LEIA TAMBÉM:

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Ao assinar nossa newsletter, você concorda com os termos de uso do site.