ESTILO DE VIDA

Couve: alimento que ajuda a afastar a osteoporose!

A couve também deve estar presente nos mais variados preparos - isso porque a verdura fornece nutrientes essenciais à saúde e afasta a osteoporose!

None

por Redação Alto Astral
Publicado em 18/11/2016 às 10:00
Atualizado às 20:54

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres
Couve ajuda a afastar a osteoporose!

FOTO: Shutterstock

Muito conhecida por acompanhar a feijoada, a couve também deve estar presente nos mais variados preparos – isso porque a verdura fornece nutrientes essenciais à saúde. Dentre eles, destaca-se a alta concentração de cálcio, importante para a manutenção dos ossos. “A couve tem boa quantidade de magnésio e de cálcio e, juntos, atuam na melhora do sono e auxiliam na perda de peso. Quando associados à vitamina D, também contribuem para a saúde dos ossos“, destaca a nutricionista Paula dos Santos Ribeiro.

FONTE DE CÁLCIO

Quando se fala em fonte de cálcio, inevitavelmente o que vem primeiro à cabeça é o leite – bebida riquíssima no mineral. Porém, o que poucos sabem é que a couve também não deixa a desejar, já que a sua quantidade de cálcio se equivale à do leite. “O leite e seus derivados representam as fontes mais conhecidas e abundantes de cálcio. Já hortaliças como couve, rúcula, agrião, brócolis e couve-flor parecem ser as melhores fontes do cálcio vegetal. Estudos mostram que a porção absorvível da couve é maior que a do leite, sendo necessárias quatro porções de 65g de couve para igualar a quantidade de cálcio em cerca de 1 copo (250ml) de leite“, exemplifica Paula.

ABSORÇÃO PELO ORGANISMO

Quando se opta pelas fontes de cálcio vegetais como a couve, é importante estar atento ao consumo de alimentos que inibem a absorção do cálcio pelo organismo. “Um fator relevante com relação às fontes vegetais de cálcio é a presença dos chamados antinutricionais, como os fitatos e oxalatos, substâncias que tornam o cálcio insolúvel. O oxalato, mais potente inibidor da absorção do cálcio, está presente no espinafre, na batata-doce e no feijão, sendo, portanto, necessário consumir o mineral ‘longe’ desses alimentos“, alerta a profissional.

LEIA TAMBÉM

CONSULTORIA Paula dos Santos Ribeiro, nutricionista.