ESTILO DE VIDA

Couve: confira 6 propriedades benéficas dessa hortaliça!

Conhecer a qualidade dos alimentos é muito importante, por isso confira 6 propriedades presentes na couve e entenda os motivos dela ser tão recomendada!

None
Fotos: Kelly Guerra

por Redação Alto Astral
Publicado em 06/01/2017 às 13:28
Atualizado às 13:03

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Com grande quantidade de vitaminas A, B6, C e K e diversos minerais, como o ferro, a couve ajuda na fixação do cálcio nos ossos e é cicatrizante, além de possuir propriedade anti-inflamatória. “Outro nutriente precioso da hortaliça é o óxido nítrico, que melhora todo o aparelho cardiocirculatório e ainda ajuda a turbinar a malhação”, explica Tamara Mazaracki, nutróloga e médica ortomolecular.

Couve, folhas de couve, verdura, cesta

Fotos: Kelly Guerra

CÁLCIO

Essencial para a constituição de ossos e dentes, para a contração muscular e para a condução de impulsos nervosos. Além disso, o cálcio da couve se caracteriza por ser mais absorvido pelo organismo do que o do leite.

FERRO

Atua na formação da hemoglobina e de reações enzimáticas (que aceleram a velocidade das reações químicas). “Também auxilia na transferência de oxigênio e na respiração celular, protege o organismo contra infecções e exerce desempenho cognitivo (atenção, memória e aprendizado)”, completa a nutricionista Marcela Rodrigues.

VITAMINA A

Responsável pela adaptação da visão ao escuro e pelo crescimento e desenvolvimento dos tecidos. Possui capacidade antioxidante e é essencial para o funcionamento dos órgãos reprodutores. “Além disso, pesquisadores da Universidade de York, na Inglaterra, mostraram que a vitamina A ajuda no combate ao câncer de próstata”, destaca a nutricionista Bianca Genoese.

suco de couve

Fotos: Kelly Guerra

VITAMINA B6

Desempenha papel no sistema nervoso central e no metabolismo das proteínas e dos glóbulos vermelhos. Atua também no transporte de aminoácidos (partes da proteína) por meio da membrana celular.

VITAMINA C

Auxilia na absorção do ferro e no crescimento e na manutenção dos tecidos corporais. Atua na formação de colágeno e no processo de cicatrização e aumenta a resistência imunológica.

VITAMINA K

Essencial para a coagulação sanguínea. Participa do metabolismo de minerais como cálcio e ferro. “É importante também para a coagulação do sangue”, aponta Viviane.

Consultoria Tamara Mazaracki, nutróloga e médica ortomolecular;  Bianca Genoese e Marcela Rodrigues, nutricionista;

Texto Redação Alto Astral 

Leia também: