Gordura pode não ser vilã do emagrecimento

A gordura é considerada vilã da saúde, mas ela desempenha papel essencial para organismo, pois fornece energia ao corpo e contribui com a saciedade.

None
Foto Shutterstock Images

por Redação Alto Astral
Publicado em 18/07/2016 às 19:25
Atualizado às 21:02

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Segundo uma análise publicada pela revista Lancet Diabetes and Endocrinology, que comparou 53 estudos realizados desde 1960 sobre dieta e que envolveu 68.000 pessoas, cortar a gordura do cardápio não é a maneira mais eficiente para eliminar os quilos a mais da balança. De acordo com os pesquisadores, não há evidências suficientes para recomendar esse tipo de plano alimentar.

Os estudiosos ainda descobriram que essas dietas sem gordura não funcionam bem a longo prazo, ou seja, no período de um ano. A perda de peso é sustentada por seis meses, mas, em seguida, a maioria das pessoas não consegue mais eliminar os quilos extras.

Salmão, abacate, castanhas, azeite e outros alimentos são fontes de gordura boa

Foto Shutterstock Images

Gordura: mistério desvendado

A regra para emagrecer é fácil: a proporção entre o que se come e o que se gasta é o que contribui para o ganho ou a redução do peso. Ou seja, quando você consome mais calorias do que é capaz de gastar, os ponteiros da balança tendem a subir. Dessa forma, pode-se ingerir alimentos calóricos, desde que com moderação, e se aliados a um plano regular de exercícios.

“A dieta focada na qualidade dos alimentos não impede você de comer o que gosta. O estilo de vida alimentar perfeito precisa proporcionar também liberdade. O que importa é que a maior parte da sua alimentação seja composta por ingredientes que equilibrem o sistema hormonal”, ensina o personal trainer Vinícius Possebon. Além disso, a gordura tem um papel importante no organismo, desde que seja consumida sua versão saudável.

SAIBA MAIS:

Aprenda a fazer tartar de salmão com abacate

Descubra receitas que ajudam a emagrecer

Confira os benefícios do ômega-3 para a saúde

O lado bom

A gordura é fonte de energia, protege os órgãos contra o choque mecânico e o corpo contra o excesso de perda de água ou de calor. Ainda auxilia na absorção das vitaminas A, D, E e K e contribui para a saciedade”, explica o cardiologista Daniel Magnoni. Dessa forma, o essencial é conseguir dosar a quantidade ingerida por dia e optar sempre pela versão mais saudável, chamada de insaturada. Assim, é importante consumir alimentos como azeite de oliva, abacate, castanha-do-pará, salmão, linhaça e óleo de canola.

Consultoria: Vinícius Possebon, personal trainer; Daniel Magnoni, cardiologista

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Ao assinar nossa newsletter, você concorda com os termos de uso do site.