Corredores vivem mais do que pessoas sedentárias, diz estudo

Uma ótima notícia para os fãs de uma boa atividade física: corredores vivem mais do que as pessoas que não praticam exercícios, segundo estudo. Saiba mais!

None
Foto: IStock

por Vítor Ferreira
Publicado em 07/04/2017 às 14:17
Atualizado às 13:41

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Não é nenhuma novidade que praticar exercícios físicos é uma ótima opção para melhorar a qualidade de vida. De acordo com o estudo “Progress in Cardiovascular Diseases”, realizado pelo Colégio de Ciência Humana, da Universidade Estadual de Iowa, nos Estados Unidos, os corredores vivem mais do que as pessoas sedentárias, ganhando, em média, três anos a mais de vida.

corredores vivem mais

Corredores vivem mais do que pessoas sedentárias, segundo estudo da Universidade de Iowa. Foto: Shutterstock

Inicialmente, a pesquisa foi feita para medir os benefícios da corrida na saúde do ser humano. Com análises de sangue, comportamento do organismo e vitalidade das pessoas convidadas a participar do teste, concluiu-se que o grupo que corria diariamente apresentava maior resistência e disposição em relação àqueles que quase não se movimentavam.

Em geral, os corredores têm um risco reduzido de 25 a 40% de mortalidade prematura e vivem cerca de três anos a mais do que os não-corredores. Um dos cálculos levantados é que se você praticar 2h30 de exercícios por semana, durante 50 anos, cada hora de corrida te dará aproximadamente sete horas extras de vida.

corredores vivem mais

Em geral, os corredores têm um risco reduzido de 25-40% de mortalidade prematura. Foto: Shutterstock

O estudo ainda destacou outros benefícios para a saúde do corpo, como a prevenção de doenças crônicas e agudas cardiovasculares, renais, entre outras. Se a corrida for realizada de forma correta, respeitando o condicionamento de cada um, traz também diversos benefícios: liberação de endorfina gerando sensação de prazer; melhora a condição  cardiorrespiratória; auxilia no aumento da densidade óssea e na absorção de cálcio; auxilia no controle do colesterol bom (HDL) e diminui o ruim  (LDL); aumenta o fluxo de sangue pelo corpo, auxiliando o funcionamento dos órgãos; fortalecimento e tonificação de membros inferiores; melhora a qualidade do sono; e, se aliada a uma alimentação balanceada, pode favorecer o emagrecimento.

LEIA TAMBÉM

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Ao assinar nossa newsletter, você concorda com os termos de uso do site.