Corrida ajuda a emagrecer e ainda proteger o coração

Acredite, correr pode ser muito benéfico para a saúde! Corrida ajuda a emagrecer, além de proteger o coração e combater outros males. Confira nessa matéria!

None
FOTO: Shutterstock

por Redação Alto Astral
Publicado em 27/09/2016 às 13:19
Atualizado às 12:02

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres
A corrida tem inúmeros benefícios e pode ser feita por qualquer um, até por aqueles que não praticam nenhum outro exercício. “Qualquer pessoa que queira praticar a corrida deve se atentar, primeiramente, em fazer um exame médico para saber se as condições fisiológicas e articulares estão aptas a receberem o impacto.
Além disso, é importante antes de realizar qualquer atividade física, procurar orientação de um educador físico para receber instruções de como realizar de forma segura o exercício, a fim de evitar possíveis lesões articulares que possam comprometer a atividade”, orienta Eduardo Armond, educador físico da Academia Fluyr Saudável.

mulher correndo ceu azul

FOTO: Shutterstock

Emagrece mesmo!

Segundo o profissional, a corrida acelera o metabolismo aumentando o consumo de substratos energéticos, como carboidratos, lipídios (gorduras) e proteínas. Mas, para obter um bom resultado, é importante saber que a corrida tem que ser realizada de intensidade leve a moderada para que tenha uma queima de caloria e gordura considerável. “Assim, a pessoa pode obter resultados significativos em emagrecimento”, diz. A corrida ainda define o corpo e melhora a musculatura devido ao esforço físico, tornando um instrumento de estímulo muscular de repetição e de grande perda calórica.

Hidratação em primeiro lugar!

De acordo com Eduardo Armond, é importante sempre se hidratar, bebendo cerca de três litros de água por dia. O especialista explica que essa medida pode variar para cada indivíduo, lembrando que não pode haver exagero durante os treinos. O ideal é beber, em média, 100ml por quilômetro percorrido e, caso precise de uma grande ingestão de água, isso deve ser feito de forma gradativa em pequenas quantidades.

Protege o coração

Quando elevamos a frequência cardíaca de uma forma muito brusca, podemos sofrer sérias consequências. É por isso que a corrida protege o coração, pois de forma gradativa vai proporcionar uma adaptação cardíaca, protegendo o órgão de possíveis problemas. Além de evitar doenças coronarianas, a corrida ainda combate outros males, como rinite alérgica. Quando a sua prática é realizada em parques aumenta a captação de ar úmido por conta das árvores existentes ao redor. Isso ajuda a umidificar as vias respiratórias que, muitas vezes, se encontram secas por conta da poluição ou poeira das grandes cidades.
A corrida também faz bem ao pulmão, pois proporciona um aumento da capacidade de absorção de oxigênio devido a uma maior expansão da caixa torácica. “Quando corremos, há uma grande necessidade desta captação, pois os músculos necessitam de uma quantidade de oxigênio para realizar suas funções de produção de energia para atividade de corrida”, afirma Eduardo.
TEXTO: Júlia Prado e Amanda Araújo/colaboradora
FONTE: Eduardo Armond, educador físico da Academia Fluyr Saudável

 LEIA MAIS

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Ao assinar nossa newsletter, você concorda com os termos de uso do site.