Mito ou verdade? Especialistas esclarecem dúvidas sobre alimentação

Todos os dias somos bombardeados com novas informações sobre o que pode ou não entrar no cardápio, o que devemos ou não incluir na dieta e o que faz ou não bem para o nosso organismo. Mas para nos alimentarmos de maneira saudável, é importante tirarmos todas as dúvidas sobre alimentação e entendermos o que é verdade e o que não passa de invenção. Veja o que os especialistas dizem!

dúvidas sobre alimentação: salada saudável ao lado de uma fita métrica e pesos

Foto: Shutterstock.com

Tire suas dúvidas sobre alimentação:

Cortar carboidrato à noite ajuda a emagrecer?

MITO. Deixar de comer carboidratos no período noturno não é garantia de emagrecimento. De acordo com a nutricionista Heloísa Piccinato, a dica é trocar os carboidratos simples, como chocolates, pães e massas feitas com farinha refinada, por uma quantidade balanceada de carboidratos complexos, que são presentes nas frutas, legumes e massas integrais. “A diferença entre eles é que o primeiro é digerido rapidamente e não mata a fome, enquanto o segundo é fonte de fibras, ficando mais tempo no estômago e garantindo saciedade”, afirma.

Manga com leite dá congestão?

MITO. “A combinação é bastante saudável. A manga contém altos teores de ótimos nutrientes, como o caroteno e a pró-vitamina A, além de ser fonte de vitamina. O leite, por sua vez, é rico em proteína, cálcio, vitaminas A e D, riboflavina, fósforo e magnésio”, afirma a nutricionista Maiara Fidalgo.

Tomar café a noite dá insônia?

VERDADE. A cafeína pode tirar o sono, pois age no sistema nervoso central. Mas, claro, é algo que varia muito da sensibilidade individual e deve ser observado. “Pessoas com problemas de sono ou até aquelas que sentem dores de cabeça, gastrites, úlceras ou problemas cardíacos devem evitar ao máximo tomar substâncias estimulantes, como a cafeína presente no café. Chá preto, chá-verde, guaraná em pó, chocolate, refrigerante de cola e energético também contêm cafeína”, afirma Maiara Fidalgo.

O excesso do consumo de proteína nos dois primeiros anos de vida pode causar sobrepeso na idade adulta?

VERDADE. A fase de alimentação complementar está relacionada ao aumento do risco de obesidade futura. “Existem estudos que mostram que o excesso de proteí- na nessa fase está relacionado ao maior ganho de peso no futuro”, afirma Renata Alvarenga, nutricionista.

O consumo abusivo de leite de vaca na infância tende a resultar em problemas nos rins?

VERDADE. O leite pode aumentar a carga renal de soluto (proteínas, cálcio e sódio), além de acidificar o sangue, aumentando, com isso, o esforço dos rins para eliminar os resíduos de nutrientes.

Suco de beterraba acaba com a anemia?

MITO. A beterraba contém ferro, mas em uma quantidade muito pequena. “As melhores fontes para combater anemia são carnes, fígado, feijão e folhas verdes escuras. Além disso, o ferro de origem animal tem melhor aproveitamento que os de origem vegetal”, afirma a nutricionista funcional Mariana Duro.

Texto: Redação Alto Astral | Consultoria: Maiara Fidalgo, nutricionista; Heloísa Piccinato, nutricionista; Renata Alvarenga, nutricionista; Mariana Duro, nutricionista funcional

LEIA TAMBÉM