ESTILO DE VIDA

Vai construir ou reformar? Veja como as cores influenciam cada ambiente!

Ao escolher as cores certas para sua casa, você cria ambientes agradáveis e aconchegantes. Confira como cada cor pode influenciar nos cômodos da casa.

None
Foto Shutterstock.com

por Redação Alto Astral
Publicado em 02/09/2016 às 08:00
Atualizado às 20:58

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Com quantas cores se faz uma casa? Com várias, especialmente se o que se busca é bem-estar e tempo de qualidade dentro dela. É preciso tornar a casa uma extensão da personalidade de quem vive ali. Para isso, a escolha dos tons que predominam em cada ambiente é muito importante. Segundo a gerente de marketing Angela Chapper, representante de uma fábrica de tintas, cada tonalidade provoca estímulos distintos no sistema nervoso.

menina, pintando, parede, pincel, tinta

Foto Shutterstock.com

“As cores podem transmitir muitas sensações boas: paz, relaxamento, energia e harmonia”, explica. Confira o significado das principais cores e como utilizá-las em cada ambiente.

Sala

Criar um ambiente aconchegante é muito importante nessa parte da casa, já que é propícia para interação e acolhimento. Por isso, para iluminar e aquecê-la, nada como mesclar o trio branco, preto e cinza com pitadas de amarelo, laranja ou azul fortes. “O uso de espelhos favorece a multiplicação da luz, tornando o ambiente mais vibrante”, diz Angela.

Banheiro

Cores claras dão sensação de limpeza e frescor, ideais especialmente quando se pensa na quantidade de tempo que mulheres passam dentro dele para se arrumar. Para quebrar a monotonia, escolha um tom de azul, verde ou lilás para distribuir no ambiente em detalhes como toalhas, azulejos, potes, etc.

Quarto

“O que se espera de um quarto é um ambiente harmonizado e relaxante, pois seu principal objetivo é favorecer um sono reparador”, indica a arquiteta e terapeuta de ambientes Irah Giasson. Os tons suaves, que não precisam ser o branco ou o bege, são ótimos para isso. Que tal investir no lilás clarinho, que remete à espiritualidade? Outra opção é, em meio à claridade, escolher apenas uma parede para aplicação de uma cor vibrante ou objetos. O vermelho é sinônimo de força e poder e colabora, inclusive, no aquecimento de relações.

Saiba mais:

Dicas de decoração para apartamentos duplex

10 dicas simples que podem transformar a decoração da sua casa

Decoração sustentável: pallets e rodas de bicicleta na parede da sala!

Cozinha

Já percebeu como restaurantes fast food usam e abusam de cores como vermelho e amarelo? É que juntas elas aumentam o apetite e alegram, mas também aceleram o organismo e deixam o indivíduo inquieto. Como o espaço para refeições é também lugar de integração, nada de deixar a cozinha inteira nessas cores; no máximo, que elas apareçam em detalhes, contrastando com cores neutras. “Outra opção é investir no verde, uma mistura cor fria e quente, pois traz tranquilidade”, sugere a arquiteta.

cores quentes e frias

Imagem Editora Alto Astral

Consultoria Irah Giasson, arquiteta e terapeuta de ambientes; Angela Chapper, gerente de marketing e representante de fábrica de tintas