Imagine um mundo sem todas as cores. Com formas, texturas, contornos e, no entanto, apenas em preto e branco, ou com tons de cinza. Seria estranho, certo? Afinal, elas desempenham um papel muito importante em nosso cotidiano, e podemos notar isso com exemplos corriqueiros: como o trânsito se organizaria sem o verde, vermelho e amarelo dos semáforos? Ou então, o seu time de futebol sem as cores que o caracterizam, até mesmo servindo de grito para a torcida?
Agora, pense no seu prato de comida preferido, mas sem as cores. A expressão “comer com os olhos” nunca se encaixou tão bem em um exemplo. Uma macarronada ao molho de tomate continuaria sendo deliciosa, mas bem menos apetitosa e chamativa sem o vermelho e o amarelo. Pois é, não tem jeito, as cores estão em todo lugar e são essenciais para nossas vidas. Afinal, o que seria da moda sem ela? “Pretinho básico”? “Vermelho cheguei”? A “cor da estação”? Nada disso existiria.
O que pouca gente sabe é que a influência das cores em nossas vidas vai além do dia a dia corriqueiro, das roupas e do sinaleiro. Juntamente a outros elementos visuais, tais quais a tipografia, o marketing, a publicidade, o design e a comunicação visual lançam mão das cores para exprimir sua estética e ideias, provocar sentimentos, sensações e até mesmo conquistar o público e vender mais. Para tanto, eles adotam métodos e técnicas de uma área de pesquisa denominada psicologia das cores.
O significado das cores
Já que estamos falando sobre cores e como elas interferem em nosso cotidiano (mais do que costumamos imaginar), que tal conhecer um pouco mais sobre o significado e o efeito de algumas delas nos seres humanos?