Saiba como a berinjela ajuda no controle do diabetes!

Ela é um alimento completo, repleta em fibras e em substâncias antioxidantes - saiba também como a berinjela ajuda no controle do diabetes!

None
Berinjela traz inúmeros benefícios para a saúde FOTO: iStock.com/Getty Images

por Redação Alto Astral
Publicado em 23/03/2017 às 13:04
Atualizado às 13:39

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Geralmente restrito de açúcar, o cardápio de um diabético deve contemplar os nutrientes essenciais para o organismo, sem interferir na glicemia, é claro. Para isso, existem alimentos especiais que, além de ajudarem no controle do diabetes, trazem incontáveis benefícios à saúde como um todo: é o caso da berinjela!

controle diabetes

Berinjela traz inúmeros benefícios para a saúde!
FOTO: iStock.com/Getty Images

Com compostos antioxidantes – como os flavonoides -, a berinjela combate os radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento precoce da pele e pelo desenvolvimento de câncer. O legume ainda é um grande aliado no controle da glicemia. “As fibras solúveis presentes na berinjela possuem a capacidade de reduzir os níveis de colesterol e de açúcar no sangue, além de promoverem o bom funcionamento intestinal, atuando na limpeza do sistema digestivo”, afirma a nutricionista Paula Castilho. Com o controle da glicemia, a berinjela ajuda no controle do diabetes!

Caminho livre

A casca da berinjela é rica em um fitoquímico chamado antocianina, capaz de reduzir a concentração de colesterol ruim (LDL) no sangue. Essa substância ainda forma um grupo de pigmentos naturais da família dos flavonoides, responsáveis pela cor arroxeada de diversos alimentos (como jabuticaba, ameixa e uva). Essas vantagens, unidas à alta concentração de fibras presentes na berinjela, ajudam a proteger a circulação sanguínea, afastando o risco de diversas doenças – dentre elas, as cardiovasculares.

Uma boa maneira de consumir ao legume com objetivos terapêuticos é usar cápsulas de extrato seco do legume, disponíveis em lojas de produtos naturais. Mas fica o alerta: a cápsula de berinjela não é remédio para a redução do colesterol, trata-se apenas de um suplemento alimentar. É uma aliada e tanto, mas simplesmente inclui-la na sua alimentação não garante a redução dos níveis de colesterol. Para funcionar de verdade, é preciso também cortar os alimentos gordurosos do cardápio, praticar exercícios físicos regularmente e reduzir os níveis de estresse. Apenas com a adoção de um conjunto de hábitos saudáveis é que se consegue a prevenção do diabetes e outras complicações.

Texto: Paula Santana

Consultoria: Paula Castilho, nutricionista

LEIA TAMBÉM