Colesterol: saiba como controlá-lo através da alimentação

HDL, LDL e colesterol total. Você já ouviu esses termos mas não sabe como isso funciona no corpo? Entenda cada um deles e aprenda a controlar naturalmente!

None
Conheça o que é o HDL e o LDL para proteger sua saúde e ter mais qualidade de vida.| Fotomontagem: Shuttertock e Gabriel Oliveira

por Redação Alto Astral
Publicado em 20/06/2017 às 13:31
Atualizado às 13:31

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

O acúmulo de mau colesterol no organismo pode ser resultado de uma dieta rica em gorduras, da falta de exercícios físicos regulares, mas também de uma deficiência do nosso próprio corpo. Os dois principais tipos de colesterol são o HDL e o LDL. As taxas entre eles, que resulta no colesterol total, podem ser medidas por meio de um exame simples, a partir de uma pequena amostra de sangue. O resultado é em miligramas de colesterol por decilitro de sangue (mg/dl).

A função do HDL é remover o excesso de gordura circulante. Por isso, é chamado de “colesterol bom”. Ele precisa estar acima de 40mg/dl para homens e maior que 50mg/dl para mulheres. Já o LDL é o colesterol ruim, que se acumula nas artérias formando placas. O valor ideal é menor que 130mg/dl. Assim, o colesterol total deve estar abaixo dos 200mg/dl.  Quando ele está em excesso no organismo, ele aumenta as placas de gordura no sangue e pode provocar doenças cardiovasculares. Para evitar os possíveis problemas causados por ele, confira na galeria 5 receitas caseiras para controlar seu colesterol:

Fora as receitas da galeria, incluir frutas na alimentação também é uma excelente maneira de prevenir e controlar o colesterol. Se para você é difícil incluí-las na dieta diária, confira abaixo 3 sucos práticos que são verdadeiros remédios naturais e blindam seu coração do LDL:

  1. BERINJELA, CENOURA E LARANJA: junte no liquidificador 1 copo (200ml) de água filtrada, 1/2 berinjela descascada, 1/2 cenoura crua ralada, 1 laranja sem casca e sem sementes, e 2 colheres (sopa) de linhaça dourada. Bata até ficar homogêneo. Desligue e se necessário, adoce com mel ou adoçante. Tome logo após a preparação.
  2. MARACUJÁ, MAÇÃ E LARANJA: no liquidificador, bata 1 copo (200ml) de água filtrada, 2 colheres (sopa) de fibra de maracujá em pó, 1 maçã pequena com casca e sem sementes, e raspas de 1 laranja até obter uma mistura homogênea. Adoce com mel a gosto e tome de seguida.
  3. ABACATE, LEITE E LIMÃO: no liquidificador, coloque a polpa de 1 abacate grande, 2 litros de leite, 2 colheres (sopa) de suco de limão, 4 colheres (sopa) de mel, 4 colheres (sopa) de açúcar e gelo a gosto. Bata até misturar e tome sem coar.

CONSULTORIA: Greice Caroline Baggio, nutricionista.

LEIA TAMBÉM