Estudo revela que consumo moderado de café pode fazer bem ao coração

Um estudo publicado pela USP revelou que o consumo moderado de café pode proteger o coração de doenças cardiovasculares. Veja mais:

None
O café, por ser um produto rentável e popular entre muitos povos, facilitou o crescimento das cafeterias. FOTO: Reprodução

por Redação Alto Astral
Publicado em 11/04/2017 às 16:13
Atualizado às 13:41

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Uma pesquisa realizada pela Faculdade de Saúde Pública da USP (FSP) com 550 pessoas que vivem na cidade de São Paulo, mostrou que o consumo de uma xícara de café por dia pode ser o suficiente para fazer bem ao coração.

Matéria sobre estudo que aponta que cafeína ajuda na memória. Na foto, Uma xícara branca e copo com café sobre uma mesa com grãos do produto na parte inferior.

Foto: IStock

O efeito ajudaria a proteger o coração contra fatores de risco associados à doenças cardiovasculares, proteção que provém dos compostos fenólicos encontrados no café. A pesquisa foi feita avaliando o consumo diário de café e a ingestão de seus polifenóis em homens e mulheres com 20 anos ou mais. De acordo com Andreia Miranda, autora da pesquisa e doutoranda da FSP, “os polifenóis têm demonstrado ação protetora na prevenção de várias doenças crônicas como as cardiovasculares, alguns tipos de cânceres, osteoporose, doenças neurodegenerativas e diabetes mellitus”, explica no estudo.

Entenda a pesquisa

O estudo foi dividido em três grupos de consumo de café: quem bebia menos de uma xícara por dia, quem bebia de uma a três, e os que bebiam três ou mais diariamente. “Os indivíduos que consumiram de uma a três xícaras de café por dia reduziram em 55% a chance de ter pressão alta sistólica e em 56% pressão alta diastólica quando comparados aos indivíduos que consumiram menos de uma xícara. O mesmo se verificou com a homocisteína: houve uma redução em 68% de chance de ter níveis aumentados de homocisteína no sangue. O mesmo resultado não foi observado naqueles indivíduos que consumiram mais de três xícaras de café por dia”, analisa o estudo. De acordo com a pesquisadora, isso demonstra que o efeito protetor do café aconteceu para aqueles que bebiam moderadamente.

café

Foto: iStock

LEIA TAMBÉM

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Ao assinar nossa newsletter, você concorda com os termos de uso do site.