ESTILO DE VIDA

Doces são consumidos em excesso por brasileiros

Os doces podem ser consumidos, desde que moderação. O problema é que ps brasileiros estão comendo mais açúcar do que a OMS recomenda.

None
FOTO: Shutterstock Images

por Redação Alto Astral
Publicado em 23/08/2016 às 19:56
Atualizado às 20:59

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Comer uma sobremesa após o almoço ou o jantar faz parte do dia a dia de inúmeras pessoas. Entretanto, o problema surge quando o consumo de doces não fica restrito a uma pequena porção diária, fator que contribui para o surgimento de doenças, como obesidade e diabetes.

Doces são consumidos com exageros por jovens brasileiros

FOTO: Shutterstock Images

E, no Brasil, a realidade é assustadora: um em cada cinco brasileiros consome doce em excesso, ou seja, cinco vezes ou mais na semana (de acordo com dados do Ministério da Saúde). O cenário fica ainda pior quando o foco são os jovens, uma vez que 28,5% da população entre 18 e 24 anos mantêm alimentação com muitos doces.

Nessa mesma faixa etária, 30% também costuma beber refrigerantes diariamente. Esses dados fazem parte da pesquisa chamada Vigitel (Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico).

SAIBA MAIS:

10 canais de culinária para conhecer no Youtube

Sobremesa liberada: pode comer sem medo de engordar

7 sobremesas sem glúten e sem lactose

Opções de doces saudáveis

Biscoitinhos fit

Rendimento: 30 unidades

Tempo de preparo: 40min (+30min de geladeira)

Ingredientes:

*2 ovos

*4 colheres (sopa) de óleo de coco

*1/2 xícara (100ml) de leite vegetal (pode ser de coco, de amêndoa, de arroz…)

*1 colher (sopa) de cacau em pó

*1/2 xícara (chá) de açúcar de coco

*1 pitada de sal marinho

*1 xícara (chá) de farinha de coco (aproximadamente)

*1/2 xícara (chá) de farinha de amêndoas (aproximadamente)

*1 colher (café) de fermento em pó

*Farinha de amêndoa para enfarinhar

*300g de chocolate 70% cacau picado

Modo de preparo

No liquidificador, bata o ovo, o óleo de coco, o leite, o cacau, o açúcar e o sal. Despeje em uma tigela e acrescente as farinhas e o fermento. Se necessário, acrescente mais farinha até ficar consistente. Coloque a massa no verso de uma assadeira enfarinhada e abra com um rolo de macarrão até ficar bem fininho. Corte no formato desejado e leve para assar em forno médio, preaquecido, por cerca de 15 minutos. Retire e espere esfriar. Derreta o chocolate no micro-ondas ou em banho-maria. Mergulhe parte dos biscoitos no chocolate e leve à geladeira por 30 minutos.

Maçã com creme

Rendimento: 6 porções

Tempo de preparo: 50min

Ingredientes:

*6 maçãs

*2 litros de água

*3 pedaços de canela em pau

*6 colheres (sopa) de geleia dietética de damasco

*2 copos (500ml) de leite desnatado

*2 colheres (sopa) de maisena

*1/2 copo (125ml) de água

*2 gemas

*3 envelopes de adoçante em pó

Modo de preparo

Descasque as maçãs e retire o miolo sem chegar até o final, com cuidado para não quebrá-las; reserve. Numa panela, coloque a água e a canela e leve ao fogo para ferver. Junte as maçãs e deixe-as cozinhar por cerca de 5 minutos. Retire-as cuidadosamente com uma escumadeira e arrume-as numa travessa com a cavidade. Coloque uma colher de geleia em cada cavidade e reserve. Ponha o leite numa panela e leve ao fogo para ferver. Dissolva a maisena em 1/2 copo de água e despeje no leite fervendo; mexa sem parar até que o creme engrosse. Adicione as gemas ligeiramente batidas e o adoçante, misturando sem parar. Retire do fogo e deixe esfriar. Distribua o creme sobre as maçãs e leve à geladeira até servir.