ESTILO DE VIDA

Consumo calórico na gestação: fique de olho e confira dicas

Durante a gestação, é necessário estar muito atenta ao consumo calórico para evitar o excesso do ganho de peso e garantir o bem-estar da mãe e do bebê!

None
Foto: bettina n via VisualHunt

por Redação Alto Astral
Publicado em 09/12/2016 às 09:18
Atualizado às 20:54

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Logo nos primeiros dias da gestação, o sangue da mãe começa a alimentar o feto. A alimentação e o consumo calórico da mulher, que antes poderia ser um ato simples, passa a ser uma responsabilidade grande, já que também influenciará na sua saúde e no desenvolvimento da criança.

Nessa fase, é normal que a mãe comece a ouvir aquela famosa frase: “você está grávida, precisa comer por dois!”. É aí que mora o perigo. Segundo a ginecologista e obstetra Cristina Carneiro, caso a gestante comece a ingerir mais calorias do que o necessário para o período, “o aumento de peso será excessivo, o que poderá levar a diversos problemas durante a gestação e o parto”.

Por isso, mais do que se preocupar com a quantidade ingerida ou o consumo calórico, é preciso levar em consideração a qualidade e os nutrientes dos alimentos consumidos. Para conferir dicas para uma alimentação mais saudável na gravidez, clique aqui.

mulher grávida consumo calórico

Foto: bettina n via VisualHunt

De olho nas calorias durante a gestação

A nutróloga Cristiane Braga Lopes Kanashiro destaca:

• No primeiro trimestre da gestação a mulher tem a mesma necessidade calórica de antes.

• Já no segundo trimestre, a grávida deve ingerir, em média, 300 calorias a mais por dia.

• No final da gravidez, a ingestão diária deve ser de 500 calorias a mais.

Assim, no total, uma grávida saudável deve engordar, em média, de 8 a 12 Kg durante toda a gestação. Para isso, é preciso evitar açúcar e carboidratos simples, presentes em pães, arroz e macarrão brancos, além de investir em uma alimentação saudável.

LEIA TAMBÉM

Texto: Redação Alto Astral/Edição: Érika Alfaro/ Consultoria: Cristiane Braga Lopes Kanashiro, médica nutróloga da Clínica Due, em São Paulo (SP)