Você consome muito açúcar? Faça o teste e descubra!

Há quem diga que o açúcar é fundamental para a sobrevivência. A afirmação pode até ser verdadeira, mas o excesso prejudica a saúde. Saiba mais!

None
Foto Shutterstock

por Redação Alto Astral
Publicado em 14/02/2017 às 12:50
Atualizado às 13:26

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Há quem diga que o açúcar é fundamental para a sobrevivência. E, dependendo da interpretação, isso é verdade. É que o açúcar de que falamos aqui é a glicose, a molécula que todas as células do organismo utilizam para a produção de energia. O cérebro, por exemplo, consome cerca de 20% da energia que o corpo produz e só consegue funcionar a partir da glicose.

Mas ninguém precisa consumir o açúcar que vem da cana, a sacarose, para abastecer o corpo de glicose. Isso porque os carboidratos presentes no arroz, nos pães, nas frutas e em uma lista enorme de alimentos são convertidos em glicose durante a digestão. Quando necessário, proteínas e lipídeos também servem de fonte de energia. Afinal, você está exagerando na quantidade de açúcar que consome no dia a dia? Faça o teste abaixo e descubra!

teste consumo acucar

Foto Reprodução

Resultado

Agora que você já respondeu ao teste, confira os possíveis resultados! Para isso, conte quantas vezes marcou cada símbolo e leia a resposta daquele que mais apareceu.

Maioria bala: parabéns! Você já entendeu que, para ter uma vida longa e saudável, é preciso ficar atento ao que come e ao seu modo de vida (o que não quer dizer que esteja fadado a uma rotina chata!). Pelo contrário, sua dieta é rica, permitindo, inclusive, abusos esporádicos, e seu corpo, sempre em movimento, tende a manter-se jovem e bem disposto. Continue investindo em si mesmo, afinal, não há bem maior do que a sua saúde.

Maioria sorvete: provavelmente seu corpo já dá sinais de que a má alimentação e o sedentarismo estão sendo prejudiciais à saúde. Por isso, é hora de dar um basta à rotina desregrada, que pode comprometer sua longevidade. Lembre-se: quanto antes sua dieta e seus hábitos de vida forem substituídos por um estilo saudável, melhores e mais rápidos serão os resultados. Procure um especialista para ajudá-lo nessa missão.

Maioria pirulito: sua dieta pode ser considerada comum, com variações entre escolhas saudáveis e a presença de hábitos que podem ser nocivos no futuro. Por estar no caminho do meio, é recomendável que, enquanto é tempo, escolha definitivamente um estilo de vida focado no bem-estar e na qualidade de vida. Não espere até que os problemas de saúde obriguem você a rever sua rotina, ok? Comece agora mesmo!

LEIA TAMBÉM:

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Ao assinar nossa newsletter, você concorda com os termos de uso do site.