ESTILO DE VIDA

10 maneiras de consumir menos calorias no jantar!

Além de manter uma alimentação equilibrada e praticar atividades físicas, consumir menos calorias no jantar vai ajudar você a emagrecer com saúde!

None
Foto: Shutterstock.com

por Redação Alto Astral
Publicado em 28/03/2017 às 19:45
Atualizado às 14:46

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Para alcançar o peso dos sonhos, é necessário mudar várias atitudes no dia a dia: ficar de olho na alimentação, iniciar alguma atividade física e saber o que ingerir à noite. Esses hábitos são simples, mas somados fazem muita diferença na sua dieta. Confira dicas para consumir menos calorias no jantar, turbinar o seu plano de emagrecimento e aproveitar o melhor dessa refeição.

mulher sorrindo com pote de salada nas mãos

Foto: Shutterstock.com

Consuma menos calorias no jantar:

1 – Sem beliscos!

“Sentar em local apropriado para realizar as refeições e estipular horários fixos, para cada uma, garantirá saciedade até a próxima refeição”, recomenda Renata Ressurreição, nutricionista.

2 – Televisão atrapalha, sim

Com esse hábito, sua atenção se direciona para outros lugares e tira o foco da mastigação e da alimentação. Isso faz com que você coma mais e errado, pois perde a noção do que está sendo ingerido e da quantidade.

3 – Evite os carboidratos

Em geral, eles são encontrados em massas, doces e açúcares. Por atuarem como fonte de energia e levarem mais tempo para serem queimados, é melhor ser evitado à noite por quem quer ingerir menos calorias no jantar .

4 – Tamanho menor

Jantar com um prato de sobremesa, por exemplo, é uma forma de enganar o cérebro, pois, ao visualizar um formato menor, você coloca menos comida, mas causa a sensação de estar consumindo a mesma quantidade. Porém, se o prato não for completo nutricionalmente, a saciedade será apenas momentânea.

5 – Só líquidos?

Ingerir apenas isso após às 18 horas não garante a eficácia da dieta. Cada pessoa possui um organismo e necessidades diferentes, por isso, é preciso estar em contato com um profissional que fará um plano de emagrecimento de acordo com o seu corpo, evitando danos irreparáveis.

6 – O que comer?

No jantar, a nutricionista sugere comer alimentos com pouco carboidrato e gordura. “O indicado para quem ainda não passou por uma avaliação com um profissional é consumir produtos como frutas e gelatinas”, recomenda.

7 – Chás e sucos

Esses dois líquidos não devem substituir as refeições, mas podem ser aliados da dieta se tomados nas horas corretas. O chá de camomila e o suco de maracujá são ótimos para serem consumidos depois do jantar, pois relaxam e ajudam a dormir.

8 – Termogênicos no jantar

São alimentos que aceleram a queima de calorias, porém sua ingestão à noite deve ser evitada, já que muitos são à base de cafeína ou alguma substância que pode atrapalhar o sono.

9 – Hortaliça na entrada

“Não é recomendada a ingestão de líquidos  ou outro tipo de refeição antes do jantar. O ideal é consumir salada de folhas verdes, que são ricas em fibras. Desse modo, você terá mais saciedade e reduzirá a quantidade dos outros alimentos”, sugere Renata.

10 – Nozes e amêndoas

O consumo dessas oleaginosas é uma boa opção para a ceia, mas devem ser consumidas esporadicamente. “Embora elas contenham ótimos benefícios, proteger o coração, ajudar no combate ao diabetes e ao câncer e aumentar o colesterol bom, costumam ter nível elevado de calorias, o que pode acabar prejudicando uma dieta hipocalórica”, explica a nutricionista Renata Ressureição.

Texto: Redação Alto Astral | Consultoria: Renata Ressureição, nutricionista e consultora do Instituto Nyoá

LEIA TAMBÉM