ESTILO DE VIDA

Se consumida da maneira correta, a tapioca ajuda a perder peso

Apesar de ser um carboidrato de alto índice glicêmico, a tapioca pode ajudar a perder peso. Confira como incluir o alimento na dieta!

None
Foto iStock

por Redação Alto Astral
Publicado em 03/08/2016 às 18:55
Atualizado às 21:02

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

De origem indígena, a tapioca caiu no gosto popular depois que seu valor nutritivo e seus benefícios nas dietas de emagrecimento ficaram famosos. “Ela possui uma massa leve, sem glúten e que apresenta menos da metade das calorias de um pãozinho. Além de ser prático e versátil, esse alimento está livre de gorduras e de açúcar, oferece digestão mais rápida e tem teor de sódio menor do que alimentos industrializados. Ou seja, vale a pena experimentar”, aconselha a nutricionista Amanda Matos.

farinha de tapioca em cima da mesa

Foto iStock.com/Getty Images

Substituta do pão

O pão é uma das paixões dos brasileiros, principalmente no café da manhã. O problema é que sua versão mais comum, a refinada, é pobre em nutrientes e não mantém a saciedade por muito tempo. Já a tapioca é um carboidrato complexo de baixa caloria, baixo teor de gordura, rico em micronutrientes como cálcio, ferro e fósforo e sem glúten, contribuindo para um emagrecimento saudável (e saboroso).

“A tapioca também é rica em vitaminas e minerais, e o pão branco, por ser feito à base de farinha de trigo refinada, é pobre nestes nutrientes”, explica a nutricionista Fernanda Machado. Ao substituir o pão por essa iguaria, pode-se usar aproximadamente 40g de tapioca para o preparo da massa. “Lembrando que o maior cuidado deve ser no preparo dos itens que irão compor o recheio, podendo-se optar pelos mais saudáveis como queijos brancos light e geleias de fruta sem adição de açúcar”, acrescenta a profissional.

Saiba mais:

Lista de compras: 5 dicas para a ida ao mercado ser mais prática!

Alimentos fonte de silício, boro e vita C dão fim à celulite!

Por que legumes e verduras não podem faltar na dieta?

Que tal uma sobremesa?

tapioca de banana e tapioca de morango

Foto iStock.com/Getty Images

É normal, durante o período de dieta, sentir aquela vontade de um docinho, não é? Uma das vantagens da tapioca é sua versatilidade, então, que tal apostar na goma? Fuja de ingredientes como brigadeiro, leite condensado, geleias muito açucaradas e pastas de amendoim com açúcar e invista nas frutas: banana com canela, morango, maçã. Use a imaginação! Com ingredientes saudáveis e nutritivos, é possível criar uma sobremesa saudável e funcional.

Consultoria Fernanda Machado, nutricionista; Amanda Mattos, nutricionista