Connect with us

O que você está procurando?

Apesar de ser um carboidrato de alto índice glicêmico, a tapioca pode ajudar a perder peso. Confira como incluir o alimento na dieta!
- Foto iStock

Se consumida da maneira correta, a tapioca ajuda a perder peso

Apesar de ser um carboidrato de alto índice glicêmico, a tapioca pode ajudar a perder peso. Confira como incluir o alimento na dieta!

De origem indígena, a tapioca caiu no gosto popular depois que seu valor nutritivo e seus benefícios nas dietas de emagrecimento ficaram famosos. “Ela possui uma massa leve, sem glúten e que apresenta menos da metade das calorias de um pãozinho. Além de ser prático e versátil, esse alimento está livre de gorduras e de açúcar, oferece digestão mais rápida e tem teor de sódio menor do que alimentos industrializados. Ou seja, vale a pena experimentar”, aconselha a nutricionista Amanda Matos.

farinha de tapioca em cima da mesa

Foto iStock.com/Getty Images

Substituta do pão

O pão é uma das paixões dos brasileiros, principalmente no café da manhã. O problema é que sua versão mais comum, a refinada, é pobre em nutrientes e não mantém a saciedade por muito tempo. Já a tapioca é um carboidrato complexo de baixa caloria, baixo teor de gordura, rico em micronutrientes como cálcio, ferro e fósforo e sem glúten, contribuindo para um emagrecimento saudável (e saboroso).

“A tapioca também é rica em vitaminas e minerais, e o pão branco, por ser feito à base de farinha de trigo refinada, é pobre nestes nutrientes”, explica a nutricionista Fernanda Machado. Ao substituir o pão por essa iguaria, pode-se usar aproximadamente 40g de tapioca para o preparo da massa. “Lembrando que o maior cuidado deve ser no preparo dos itens que irão compor o recheio, podendo-se optar pelos mais saudáveis como queijos brancos light e geleias de fruta sem adição de açúcar”, acrescenta a profissional.

Saiba mais:

Lista de compras: 5 dicas para a ida ao mercado ser mais prática!

Alimentos fonte de silício, boro e vita C dão fim à celulite!

Por que legumes e verduras não podem faltar na dieta?

Que tal uma sobremesa?

tapioca de banana e tapioca de morango

Foto iStock.com/Getty Images

É normal, durante o período de dieta, sentir aquela vontade de um docinho, não é? Uma das vantagens da tapioca é sua versatilidade, então, que tal apostar na goma? Fuja de ingredientes como brigadeiro, leite condensado, geleias muito açucaradas e pastas de amendoim com açúcar e invista nas frutas: banana com canela, morango, maçã. Use a imaginação! Com ingredientes saudáveis e nutritivos, é possível criar uma sobremesa saudável e funcional.

 

Consultoria Fernanda Machado, nutricionista; Amanda Mattos, nutricionista

Advertisement

Estilo de vida

Muitas pessoas diagnosticadas com depressão ficam com receio de usar os remédios antidepressivos devido ao medo do vício. Afinal, os antidepressivos viciam?

Estilo de vida

Ginecologista explica por que a menopausa ocorre, as alterações que gera no corpo e como amenizar essa fase que surge com o envelhecimento da mulher

Estilo de vida

Dividido conforme a gravidade das funções cotidianas afetadas, cada tipo de depressão necessita de acompanhamentos distintos.

Estilo de vida

A depressão, que já foi encarada apenas como uma frescura, hoje é colocada no topo das doenças mais limitantes do mundo e afeta 350 milhões de pessoas.

Estilo de vida

5 perguntas sobre o colesterol, que, embora fundamental para o desempenho das funções do organismo, pode afetar a saúde do coração

Estilo de vida

Se você faz parte do grupo que não dispensa copos de refrigerante, fique atento aos principais prejuízos que o consumo excessivo pode causar ao organismo

Estilo de vida

Por ser fonte de fibras, o arroz integral ajuda a controlar os níveis de glicose do sangue, colaborando com a qualidade de vida de quem tem diabetes.

Estilo de vida

Cuidados com a alimentação e idas regulares ao troninho são formas de garantir aos pequenos bem-estar e evitar problemas de evacuação. Confira!