Connect with us

O que você está procurando?

Além de afetar a memória, o Alzheimer pode trazer outras complicações à vida de quem é afetado pelo transtorno. Saiba mais sobre os sintomas.
- FOTO: Shutterstock.com

Conheça os sintomas do Alzheimer

Além de afetar a memória, o Alzheimer pode trazer outras complicações à vida de quem é afetado pelo transtorno. Saiba mais sobre os sintomas.

Os sintomas do Alzheimer, a gravidade deles e a velocidade em que surgem variam em cada paciente. Porém, os sintomas mais comuns são:

  • Perda de memória, especialmente de acontecimentos mais recentes;
  • Confusão mental e desorientação;
  • Dificuldade em executar tarefas cotidianas, como banhar-se e cozinhar;
  • Problemas de linguagem e comunicação, associados à dificuldade de compreensão da fala e da escrita;
  • Repetição de falas ou tarefas, devido ao esquecimento constante;
  • Mudanças bruscas do humor sem razão aparente;
  • Alteração na personalidade;
  • Desinteresse pelas atividades habituais, que antes davam prazer;
  • Dificuldade em reconhecer familiares e amigos;
  • Perda de peso;
  • Incontinência urinária e fecal;
  • Distúrbios do sono.
Alzheimer

FOTO: Shutterstock.com

Boas notícias

O grande número de pessoas afetadas pelo Alzheimer facilitou o avanço em pesquisas. Cada vez mais descobertas têm colaborado para a prevenção, tratamento e até possível cura do distúrbio. Até pouco tempo atrás, acreditava-se que a degeneração do cérebro causada pelo Alzheimer era totalmente irreversível.

Porém, cientistas da Universidade de Toronto, no Canadá, fizeram uso de uma técnica chamada de Estimulação Cerebral Profunda, que utiliza eletrodos no crânio, e conseguiram reverter a deterioração da área associada à memória em dois pacientes.

Além disso, essa região do cérebro também voltou a crescer. “O transtorno não tem cura, mas tem tratamento. Há 20 anos, quando não fazíamos nada para tratar a doença, os pacientes morriam em cinco anos, em média. Hoje, eles vivem até 15, 20, e muito bem”, afirma o geriatra Norton Sayeg.

Alzheimer em números

A avaliação clínica e os exames chegam ao diagnóstico correto em cerca de 90% dos casos. Porém, segundo dados da organização Alzheimer’s Disease International, mais de 75% das pessoas com o distúrbio no mundo não foram diagnosticadas ainda.

 

Veja mais:

Alzheimer: quando a memória se perde

8 hábitos que previnem ou causam Alzheimer

Alzheimer: 5 verdades sobre a doença

 

Texto e entrevistas: Natália Negretti – Edição: Augusto Biason/Colaborador

Advertisement

Estilo de vida

Para perder peso de vez e evitar o efeito sanfona, é essencial adotar uma nova rotina. Confira 7 hábitos que você deve adotar e que ajudam a emagrecer!

Estilo de vida

Doenças emocionais são as dores e reações físicas vindas da mente.Muitos desacreditam, mas é possível apenas a alma estar doente e não o corpo.

Estilo de vida

Qualquer problema ou doença respiratória causa desconfortos que muitas vezes demoram a passar. A solução destes problemas podem estar na alimentação.

Estilo de vida

O AVC pode levar à morte, mas quem sobrevive ao derrame pode buscar ajuda em terapias alternativas. Veja 6 opções que ajudam no tratamento.

Estilo de vida

Muito comum na vida do brasileiro, as dores na coluna são a terceira causa de aposentadoria no país. Ela é de fácil tratamento: fisioterapia ou academia

Estilo de vida

O diabetes pode ser tratado com inúmeros medicamentos e, um deles, apresenta propriedades capazes de prevenir o Parkinson.

Estilo de vida

Comprovado: caminhar, pedalar ou até usar transporte público em vez do carro para ir ao trabalho melhora o bem-estar e sua qualidade de vida. Que tal tentar?

Estilo de vida

O chá verde apresenta inúmeros benefícios à saúde, como favorecer o emagrecimento. Contudo, ele também pode atarapalhar a digestão de carboidratos.