ESTILO DE VIDA

Boa ou ruim? Conheça os tipos de gordura que ajudam na dieta

Muitos não sabem que alguns tipos de gordura podem ajudar na hora de emagrecer. Mas cuidado: é preciso saber qual delas pode arruinar a sua dieta

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Foto: Shutterstock.com

por Redação Alto Astral
Publicado em 29/08/2016 às 18:48
Atualizado às 14:39

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Também conhecidas como lipídeos, as gorduras possuem a função de transportar vitaminas A, D, E e K ao longo do corpo. Além disso, atuam na produção de hormônios sexuais e da membrana das células. A gordura também pode levar alguns benefícios para a dieta, pois como demora para ser digerida, torna-se sinônimo de saciedade e pode ser usada como fonte de energia – mas tudo depende dos tipos de gordura. Conheça alguns e aprenda a escolher o que faz bem para o seu corpo!

Conheça os tipos de gordura e dê um up na dieta!

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As gorduras têm função no organismo?

As principais funções das gorduras são fornecer e reservar energia, proteger os órgãos vitais contra traumas e mudanças bruscas de temperatura, e transportar vitaminas. Outra ação muito conhecida é a de aumentar a saciedade no decorrer das refeições.

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Queima de estoque

Mesmo sem consumir alimentos gordurosos na dieta, nosso organismo transformará o excesso de calorias retiradas das proteínas e dos carboidratos em gordura. Em outras palavras, quando consumimos mais calorias do que gastamos, o excesso é estocado como pneuzinhos. Entretanto, esse processo de estocagem é natural e visa reservar energia para necessidades futuras. Calcula-se, por exemplo, que cada quilo de gordura estocado proporciona energia para até 4 dias de jejum. Porém, a situação complica quando consumimos alimentos gordurosos além da conta.

Gordura saturada

Todos os tipos de gordura trazem benefícios ou prejudicam a saúde. A questão é a quantidade consumida. A gordura saturada é encontrada em alimentos de origem animal, como carne e derivados de leite, que quando consumidos em excesso podem aumentar os níveis de colesterol ruim e o risco de doenças cardiovasculares. Outras fontes dessa gordura incluem o coco e derivados e óleo de palma.

Insaturada: a gordura do bem

Nem todos os tipos de gordura são ruins. Elas são classificadas em insaturadas (boas) e saturadas (ruins). A gordura insaturada, chamada de “gordura boa” é responsável por ativar a circulação do sangue e combater o colesterol ruim. É dividida em monoinsaturadas, presentes no azeite, em frutas e castanhas, e poliinsaturadas, que são encontradas no leite de soja, milho e peixes.

Fuja da trans!

Há ainda um terceiro tipo de gordura encontrada nos alimentos: a gordura trans. Também chamada de gordura hidrogenada, é a gordura vegetal que passou por um processo de hidrogenação, comumente utilizada para dar mais consistência a bolos, massas e sorvetes. No sangue, ela “plastifica” os vasos sanguíneos, entupindo assim veias e artérias. Por ser o pior tipo de gordura que existe, procure cortá-la do seu cardápio ou não consuma mais de 2g ao dia. Você pode encontrá- la em hambúrgueres e batatas fritas de fast food, biscoitos e outros tipos de junk food.

Texto: Leonardo Valle/Colaborador | Consultoria: Ângela Cardoso, nutricionista