Connect with us

O que você está procurando?

Veja quais são os tipos de depressão: melancolia, psicótica, catatônica, distimia, atípica, sazonal, transtorno depressivo maior e transtorno bipolar
- FOTO: Shutterstock

Depressão: entenda melhor o assunto e conheça os tipos

Veja quais são os tipos de depressão: melancolia, psicótica, catatônica, distimia, atípica, sazonal, transtorno depressivo maior e transtorno bipolar

A depressão pode surgir como sintoma de várias circunstâncias: transtorno de estresse pós-traumático, demência, esquizofrenia, alcoolismo, doenças clínicas, etc. Pode ainda ocorrer como resposta a situações estressantes e circunstâncias sociais e econômicas difíceis. Enquanto síndrome, a doença inclui alterações do humor (tristeza, irritabilidade, falta da capacidade de sentir prazer, apatia) e vários outros aspectos, como alterações cognitivas, psicomotoras e vegetativas (sono, apetite).

mulher triste

FOTO: Shutterstock

“Ela tem sido classificada de várias formas, dependendo do período histórico, da preferência dos autores e do ponto de vista adotado. Os tipos de depressão mais citados são: melancolia, psicótica, catatônica, distimia, atípica, sazonal, transtorno depressivo maior e transtorno bipolar”, diz o psiquiatra José Alberto Del Porto, professor titular do Departamento de Psiquiatria da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).

Melancolia

É considerado como um princípio de depressão, para o qual os fatores genéticos são muito determinantes e que responde melhor a tratamentos em que busca-se controlar os níveis de cortisol (hormônio do estresse) no organismo. Agitação, alterações no sono e de apetite são sintomas comuns nesse caso.

Depressão psicótica

É quando a depressão apresenta quadros de delírios e alucinações, situação que corresponde a 15% dos casos depressivos. Os sintomas estão muito relacionados aos sentimentos de culpa e de punição e a pessoa tende a interpretar situações corriqueiras como defeitos pessoais. “A pessoa pode acreditar, por exemplo, estar com o fígado ‘apodrecido’, ou com determinados órgãos ‘tomados por câncer’”, diz Del Porto.

Depressão catatônica

Catatonia é quando o comportamento de uma pessoa alterna entre períodos de extrema passividade e outros de agitação. Imobilidade quase total, atividade motora repetitiva, negativismo extremo, obediência ou imitação automática são alguns dos sintomas desse tipo de depressão. Como os sintomas são evidentes, o tratamento interrompe a evolução para situações mais graves.

Distimia

É uma depressão crônica, no qual a intensidade dos sintomas é mais leve, porém, muito frequente. “Os pacientes sofrem por não sentirem prazer em atividades habituais e terem suas vidas permeadas por uma morosidade irritante”, conta o psiquiatra.

Depressão atípica

Característica de pessoas com sensibilidade extrema, que têm a impressão de sofrer de rejeição alheia, é muito comum nos transtornos bipolares. Mau humor, sensação de fadiga acentuada e “peso” nos membros, aumento de peso e do apetite são comuns nesse quadro.

Sazonal

“Alteração de comportamento influenciada pelas mudanças de estação. É mais comum no hemisfério norte, onde primavera, verão, outono e inverno são mais bem definidos”, explica. A ausência de luz, como nos dias de inverno, aumenta a produção de melatonina, hormônio que promove relaxamento e sonolência. Em excesso, pode levar o indivíduo à depressão.

Transtorno depressivo maior

É a classificação mais abrangente da doença, pois inclui desde reações de luto até manifestações mais graves, com influência biológica e/ou genética. “Humor deprimido ou perda de interesse ou prazer durante um período de duas semanas são os principais sinais do Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais”, diz Del Porto. Por tratar-se de um conceito amplo, se visto apenas dessa forma, pode dificultar o diagnóstico e o tratamento do paciente.

Transtorno bipolar

A pessoa deprimida apresenta uma alternância marcante entre dois pólos afetivos. Um é chamado de “mania”, quando o indivíduo está muito eufórico, e o outro de depressão, quando se sente sem expectativa e muitas vezes mal sai da cama para realizar a higiene pessoal básica.

LEIA TAMBÉM:

Advertisement

Estilo de vida

A batata-doce tem muitos nutrientes e muitas vantagens e, por isso, não deve ficar de fora da sua alimentação. Confira seus benefícios!

Estilo de vida

Muitas frutas que emagrecem possuem propriedades curativas que combatem os problemas cardiovasculares, como é o caso da manga e da uva vermelha

Estilo de vida

Ter uma estratégia alimentar é a melhor opção para quem perceber os resultados do treino e ter uma vida mais saudável. Confira

Estilo de vida

Confira um cardápio sugerido pela nutricionista Renata Buzzini, que conta com a quantidade certa de fibras distribuídas ao longo das refeições!

Estilo de vida

Cada país tem a sua culinária tipica, porém nem sempre elas são saudáveis, mesmo que sejam populares. Confira as vantagens da culinária de alguns países!

Estilo de vida

Use o iogurte para melhorar o trânsito intestinal e ainda ficar de bom humor, principalmente na tensão pré menstrual, equilibrando os hormônios

Estilo de vida

As insulinas podem ser diferenciadas pela velocidade com que são injetadas e absorvidas pelo corpo. Confira a maneira ideal de aplicar a insulina!

Estilo de vida

Ao ar livre ou na esteira? Confira essa e outras dicas essenciais para obter melhores resultados durante a caminhada diária