ESTILO DE VIDA

Alface: fique por dentro dos diferentes tipos da verdura!

Verdura sinônimo de salada e aliada da boa forma, a alface alivia insônia, ansiedade, distúrbios digestivos e prisão de ventre

None
Imagem: Editora Alto Astral

por Redação Alto Astral
Publicado em 11/08/2016 às 19:25
Atualizado às 21:00

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Com muitas cores, formas e tamanhos, a alface é uma hortaliça popular e benéfica ao organismo. Suas folhas são ricas em vitaminas A e C, potássio, fósforo, cálcio, sódio, magnésio e ferro.

“É considerada calmante e sedativa, pois seu talo contém lactucina, um anestésico e sonífero natural”, conta a nutricionista Luana Vasconcelos.

A verdura ainda é diurética, cicatrizante, desintoxicante e facilitadora do trabalho intestinal e do emagrecimento. A seguir, confira suas principais variedades.

tipos de alface

Foto: Stela Handa/Colaboradora

1. Mimosa

É um grupo de hortaliças obtido a partir do cruzamento de outras variedades de alface. Tem folhas naturalmente bem recortadas, sabor e textura suaves.

Por ter uma aparência agradável, é interessante para decorar pratos ou no preparo da salada das crianças.

2. Roxa

Com uma cor atraente, esse tipo de alface tem maior quantidade de antioxidantes (substâncias que combatem a ação dos radicais livres) identificados justamente por suas folhas arroxeadas. De sabor suave, seu talo ajuda a preparar um suco mais espesso.

3. Americana

Tem esse nome por ter sido desenvolvida nos Estados Unidos. A ponta de suas folhas é mais dura, com um miolo mais denso e crocante.

De cor verde-clara, seu pé pode chegar a até 1kg. Apreciada por sua textura característica, compõe uma tradicional receita de lanche com hambúrguer. Aliás, é usada nesse tipo de sanduíche, por suportar melhor as altas temperaturas.

4. Mimosa roxa

Foi nomeada assim pela cor vermelha-arroxeada de suas folhas. Embora o sabor não se diferencie das demais mimosas, atende ao crescente mercado das baby leafs, isto é, verduras colhidas ainda jovens.

O visual da hortaliça é um aliado na conquista do paladar dos pequenos.

5. Crespa

Como o próprio nome já diz, é conhecida por seu aspecto crespo, além de ter folhas soltas, largas e de cor verde-amarelada.

Saborosa e suculenta, tem textura crocante e é uma das mais populares na culinária brasileira.

6. Lisa

Acredita-se que, junto com a crespa, seja a variedade mais consumida desse tipo de hortaliça.

Com apenas 14 calorias a cada 100g, tem folhas soltas de textura macia, levemente ondulada. Seu sabor é suave, ideal para saladas.

7. Romana

Essa variedade possui folhas alongadas, verde-escuras, com textura crespa e mais resistentes que as do tipo lisa. É utilizada em receitas de saladas como a Caesar.

Saiba mais:

5 truques para montar a salada ideal para a dieta

Elemento surpresa da salada: o abacate!

Saladas: 5 motivos para incluí-las no seu cardápio!

Consultoria Luana Vasconcelos, nutricionista